Égua da raça quarto de milha é furtada e recuperada durante a Expoingá 2025 em Maringá
Animal foi levado por homem durante a noite, mas resgatado minutos depois com ajuda da Polícia Militar; caso está sendo investigado pela Polícia Civil

Uma égua da raça quarto de milha foi furtada na noite de domingo (18), último dia da Expoingá 2025, no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, em Maringá, mas as imagens do crime só foram divulgadas agora. O animal pertence à Escola de Equitação mantida no próprio parque, onde permanece durante o ano todo para atividades da instituição. O crime foi registrado por câmeras de segurança às 22h40, quando um homem saiu tranquilamente montado na égua por um estacionamento do recinto. Uma associada da Sociedade Rural de Maringá (SRM), organizadora do evento, desconfiou da movimentação e acionou imediatamente a equipe de segurança.
Pouco tempo depois, às 22h54, novas imagens mostram a égua sendo devolvida ao parque, transportada por uma caminhonete e escoltada por uma viatura da Polícia Militar. O homem que conduzia o animal conseguiu fugir durante a abordagem e ainda não foi localizado. Em nota, a SRM informou que prestou todo o suporte necessário às autoridades e aos envolvidos. “O animal foi recuperado com segurança e sem qualquer prejuízo. Reforçamos nosso compromisso com a segurança e o bem-estar de todos os participantes e animais presentes na feira”, destacou a organização.
A entidade explicou que, devido a uma norma da Secretaria de Proteção e Bem Estar Animal de Maringá, as baias onde os cavalos ficam alojados não são trancadas. Segundo a SRM, o valor de mercado de um animal da raça pode variar de R$ 10 mil a R$ 2 milhões. A Polícia Civil do Paraná (PC-PR) investiga o caso e trabalha para identificar e prender o suspeito, que poderá responder pelo crime de furto.