Em Londrina, ação no Terminal Central marca início da Semana de Trânsito
Segundo o artigo 214 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), não parar para pedestre ou veículo não motorizado é caracterizado como infração. Foto: Rodolfo Gaion / CMTU

De acordo com a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), nesta segunda-feira (18), data que marca o início oficial da Semana de Trânsito em todo o Brasil, uma ação com pedestres buscará alertar sobre a importância do uso das faixas de segurança em Londrina. A atividade terá início a partir das 8h30, quando agentes e estagiários de artes cênicas – lotados na coordenadoria de Educação do órgão – visitarão as instalações do Terminal Central para interagir com os passageiros.

Durante a oportunidade, as pessoas abordadas receberão orientações sobre os locais corretos e as formas mais adequadas de travessia, tanto no interior dos terminais de integração do transporte coletivo como nas vias da área urbana. Além de dicas de segurança, o público receberá materiais informativos e poderá participar de dinâmicas com o intuito de descontrair e estimular mudanças de comportamento no cotidiano das ruas. O gerente de Comunicação da CMTU, Carlos Eduardo Ribeiro, explicou que as abordagens vão acontecer nos corredores e plataformas do Terminal Central, bem como dentro dos ônibus que circulam na linha 505 – Expresso Vivi Xavier, responsável por ligar a zona norte à área central da cidade.

Segundo o artigo 214 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), não parar para pedestre ou veículo não motorizado é caracterizado como infração. Quando a prática ocorre sobre a faixa de segurança, um local específico de passagem, a natureza da falta é gravíssima, com multa de R$ 293,47 e perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Já se o ato ocorre em lugares não sinalizados, o responsável fica sujeito à autuação classificada como grave, no valor de R$ 195,23, com cinco pontos descontados no prontuário do condutor. Com informações do N.Com.