Em Londrina, audiência pública do PPA discute Saúde, Meio Ambiente e Agricultura nesta quinta-feira
Abordando as áreas de Saúde, Meio Ambiente e Agricultura, a reunião contará com a presença dos secretários e dirigentes dessas pastas, que vão falar sobre suas áreas específicas e responder aos questionamentos da população

Nesta quinta-feira (08), a partir das 19 horas, a Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia (SMPOT) realiza a segunda audiência pública do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029. Conduzido de forma remota, o encontro será transmitido ao vivo, por meio do canal de YouTube da Escola de Governo de Londrina. Abordando as áreas de Saúde, Meio Ambiente e Agricultura, a reunião contará com a presença dos secretários e dirigentes dessas pastas, que vão falar sobre suas áreas específicas e responder aos questionamentos da população.
A participação é aberta a todos os cidadãos, sem necessidade de inscrições. Durante a atividade, os munícipes poderão enviar sugestões, comentários e dúvidas às autoridades municipais. O objetivo das audiências públicas do PPA é possibilitar a participação da comunidade na construção do Plano Plurianual, que orientará a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) durante o seu período de vigência. Trata-se de um instrumento de planejamento de médio prazo que reúne as diretrizes, objetivos e metas de execução pela Prefeitura, de acordo com a viabilidade orçamentária e financeira. A lei é elaborada sempre no primeiro ano de mandato dos prefeitos, visando preparar o planejamento para os quatro anos seguintes.
Conforme o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcos Rambalducci, todos os apontamentos e sugestões da população são analisados e levados em conta na elaboração do projeto de lei do PPA. “É fundamental que a população participe ativamente e que esteja a par de todo esse processo. Inclusive, todas as audiências são gravadas e ficam disponíveis para acesso posterior no canal de YouTube da Escola de Governo, o que é mais uma forma de promover a transparência que esse processo demanda”, afirmou.
Mais informações sobre o processo podem ser conferidas na página do PPA no Portal da Prefeitura, onde inclusive há um formulário que a comunidade pode utilizar para enviar suas sugestões referentes às políticas públicas.
Próximas reuniões – No dia 15 de maio, durante a terceira audiência do Plano Plurianual 2026-2029, serão debatidas as áreas de Educação, Cultura, Esportes, Assistência, Mulher e Idoso. Por sua vez, o encontro de 22 de maio tratará de Obras, Segurança Pública, Desenvolvimento, Emprego e Habitação. Finalizando as discussões, a SMPOT vai apresentar o projeto de lei do PPA no dia 28 de agosto, às 15h, de forma presencial no auditório da Prefeitura. Com informações do N.Com.