Nesta quarta-feira (08), o projeto de contação de histórias “Quartas Criativas” realizará dois encontros na Biblioteca Especializada Infantil, localizada na Praça 1º de Maio, 110, no centro de Londrina.
O primeiro encontro será realizado às 9h30, e o segundo às 14h30. A atividade é aberta ao público. A história escolhida para esta semana é “Vovó Coelha e o leão mandão”, de Margaret Mayo, que faz parte do livro “Como conta crocodilos”.
A mediação dos encontros do projeto é feita pela professora e pedagoga Renata Suzue, que atua na Diretoria de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura (SMC).
No mês de maio, as narrativas apresentadas nas Quartas Criativas terão o Dia das Mães, comemorado neste domingo (12), como tema. Suzue apontou que busca celebrar não apenas as mães, mas também as famílias como um todo, as pessoas “que acolhem”.
“São as famílias que realizam as primeiras mediações literárias. Sem elas, as crianças poderiam não ter acesso às Bibliotecas”, pontuou. “Vovó Coelha e o leão mandão” acompanha um leão que gosta de dar ordens para os outros animais.
Ele exige que tragam o jantar para ele, que cada dia é um animal diferente.
Os bichos maiores decidem levar o jantar por ordem de tamanho, começando pelos menores. Então, a Vovó Coelha se oferece para proteger os pequenos e usa sua sabedoria para mudar o final da história. Segundo Suzue, esse conto passa a mensagem de que a família é quem acolhe e cuida.
“Os membros mais velhos de uma família carregam uma herança de sabedoria, experiência e conhecimento. Assim como o laço afetivo, o vínculo familiar”, apontou. Como forma de homenagem, Suzue convidará as mães presentes no encontro para registrar o momento com fotos.
Além disso, as crianças poderão contar uma história dedicada às mães junto com a mediadora.
Com informações do N.Com.