Em Londrina, Biblioteca Infantil recebe mais uma edição do projeto “Quartas Criativas”

O projeto é gratuito e aberto ao público de todas as idades, e não há necessidade de inscrição prévia para participar. A Biblioteca Infantil fica localizada na Praça 1º de Maio, 110, ao lado da sede da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), no centro de Londrina

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Turmas maiores, como instituições educativas e centros de convivência, devem realizar o agendamento pelo telefone (43) 3371-6603. Foto: Emerson Dias/N.Com

O projeto “Quartas Criativas” realiza suas atividades nesta quarta-feira (11), com duas sessões marcadas para às 10 horas e às 14h30, na Biblioteca Especializada Infantil. O projeto é gratuito e aberto ao público de todas as idades, e não há necessidade de inscrição prévia para participar. A Biblioteca Infantil fica localizada na Praça 1º de Maio, 110, ao lado da sede da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), no centro de Londrina.

Para esta semana, foram escolhidos dois livros para a contação de história. O primeiro livro é “Gorila”, do autor e ilustrador Anthony Browne. A obra narra a história de Hannah, uma menina solitária que sente a ausência do pai, que está sempre ocupado com seu trabalho. Apaixonada por gorilas, ela sonha em visitar o zoológico, e esse desejo só se concretiza após uma noite mágica em que seu gorila de brinquedo ganha vida e a acompanha em momentos de afeto e diversão.

A escolha do livro para a atividade se dá pela abordagem de temas como solidão infantil, escuta, vínculo familiar e a importância dos adultos na vida das crianças, contou a mediadora da leitura, Renata Suzue. “Vivemos reféns de um mundo com excesso de tarefas e promessas tecnológicas de otimização do tempo, que acabam gerando ainda mais tecnologia e tornando o tempo cada vez mais raro e escasso. Muitas vezes o corpo até está presente, mas falta a interação, a conversa e os passeios simples, como ir ao parque sem o celular nas mãos, permitindo trocas, risadas e a construção de memórias”, ressaltou.

Além de “Gorila”, os participantes também ouvirão outra história durante a atividade, com o livro “Meus lápis de cor são só meus”, da autora Ruth Rocha. Nesta narrativa, a personagem principal é uma criança que não gosta de dividir seus lápis de cor e que, ao longo da história, vive situações que a fazem refletir sobre posse, compartilhamento e convivência, percebendo que dividir pode gerar novas experiências, amizades e alegria.

A apresentação se dará em um ambiente acolhedor, através de um cenário criativo e proximidade do público com as páginas do livro. Após as contações, será realizada a oficina criativa, em que as crianças aprenderão como desenhar animais com técnicas de lápis de cor. “Iremos utilizar o gancho baseado na forma em que o autor Anthony Browne ilustra sua história com esse material, é realmente de tirar o fôlego”, contou Suzue. Para a oficina, é necessário que os participantes levem os próprios materiais, lápis de cor e folhas brancas.

A diretora de Bibliotecas da SMC, Leda Maria Araújo, reforçou a importância de projetos culturais, como o Quartas Criativas, para o fortalecimento do papel das bibliotecas como espaços de aprendizado e convivência. “Essas atividades são fundamentais para que os centros culturais se tornem dinâmicos, acolhedores e vivos. Elas contribuem para o desenvolvimento do pensamento crítico, emocional e da socialização, além de estimular a coordenação motora, sendo essenciais para a formação integral da criança”, comentou.

Para participar da atividade, crianças menores de 14 anos devem ser acompanhadas pelos pais. Turmas maiores, como instituições educativas e centros de convivência, devem realizar o agendamento pelo telefone (43) 3371-6603. O projeto Quartas Criativas é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura (SMC). Com informações do N.Com.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9