Em Londrina, Biblioteca Lupércio Luppi recebe o Projeto Livro Aberto na próxima quarta-feira
Foto: Divulgação

Na quarta-feira (24), a partir das 14h30, a 3ª edição do Projeto Livro Aberto – Convite para Ler Pessoas será realizada na Biblioteca Lupércio Luppi, localizada na avenida Saul Elkind, 790, Conjunto Aquiles Stenghel, na zona norte de Londrina.

A ação convida os participantes a “ler pessoas”, apresentando sete relatos de vida de sete pessoas diferentes, que são chamados de “livros humanos”. Para participar, é necessário se inscrever pelo formulário específico. Há um limite de 35 vagas, sendo cinco para cada “livro humano”.

A atividade é gratuita e aberta para maiores de 18 anos. O projeto tem patrocínio da Prefeitura de Londrina, através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). Por meio do compartilhamento das histórias de vida de diferentes pessoas, a atividade busca estimular a escuta empática e a reflexão sobre preconceitos presentes na sociedade.

No próximo encontro, serão apresentados três relatos inéditos. Entre eles, está a história do professor e diretor escolar Alexandro da Silva, do povo Guarani Nhandeva. Silva contou que vai relatar suas experiências na universidade. Segundo ele, o projeto é um espaço que propicia a oportunidade de falar sobre os povos indígenas nos dias de hoje e desconstruir preconceitos e estereótipos. “Num mundo tão globalizado, os não indígenas ainda desconhecem as vivências dos indígenas”, afirmou.

A gestora cultural e bibliotecária da Biblioteca Lupércio Luppi, Ana Cristina Mischiati, apontou que a biblioteca é um espaço democrático e diverso. “É muito importante a circulação de pessoas com diferentes histórias de vida, e essa será uma experiência incrível”, pontuou. Além disso, Mischiati destacou a importância de receber projetos com patrocínio municipal na biblioteca, para fortalecer a parceria entre equipamentos e agentes culturais, fazendo com que outras iniciativas possam ser realizadas nessas unidades.

Este será o primeiro encontro do projeto na Biblioteca Lupércio Luppi. As próximas atividades serão realizadas na Biblioteca do CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados (rua Ângelo Gaiotto, Jardim Santa Rita I) e na Biblioteca Eugênia Monfranati (avenida Guilherme de Almeida, 2260, Jardim Ouro Branco). Anteriormente, a iniciativa promoveu duas ações na Biblioteca Pública Municipal de Londrina (avenida Rio de Janeiro, 413). Com informações do N.Com.