Uma das atrações do mês de maio na Biblioteca Pública Municipal de Londrina, na área central da cidade, será a exposição “Afonso X, o Sábio: clarões do medievo no contemporâneo londrinense”. A mostra visa contribuir com a promoção da cultura e o conhecimento a respeito de Afonso X, rei de Castela, Leão e Galícia, de modo objetivo a partir de seus avatares políticos, labor cultural e a sua relação com a Galícia.
A exposição é organizada por professores da Universidade Estadual de Londrina (UEL), do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e da Biblioteca Pública Municipal, sendo realizada a partir desta sexta-feira (10) até o dia 26 de maio. A biblioteca fica localizada na avenida Rio de Janeiro, 413, Centro. Logo em seguida, a mesma mostra será transferida para a Biblioteca Lupércio Luppi, da zona norte, localizada na avenida Saul Elkind, 790, Conjunto Aquiles Sthengel, permanecendo por lá do dia 12 até o dia 26 de junho.
A iniciativa busca, a partir de palestras, recitais, contações de histórias e interação com os materiais da exposição itinerante, estabelecer um diálogo entre os estudos medievais e seus desdobramentos na língua, na música, na literatura e na história moderna. Além disso, a exposição cria um ambiente de imersão na Idade Média afonsina, trazendo curiosidades sobre o galego-português. A programação em Londrina tem a curadoria de Frederico Garcia Fernandes (UEL), Ronald Ferreira Costa (IFPR), Dircel Aparecida Kailer (UEL), Viviane Bagio Furtoso (UEL), Leda Maria Araújo (BPM-Londrina) e Tatiane Batista (BPM-Londrina).
Afonso X – O rei de Castela, Leão e Galícia, também conhecido como “O Sábio”, foi um mecenas de seu tempo. Afonso é reconhecido por suas Cantigas de Santa Maria, que compõem o ciclo Mariano, descrevendo os milagres da santa em prol da justiça e do amor. Seu mecenato impulsionou o conhecimento em várias áreas, recebendo artistas de diferentes origens em seu scriptorium em Toledo, incluindo a cristã, a judaica e a muçulmana. Afonso X é conhecido até hoje por suas obras jurídicas, históricas, científicas e pseudocientíficas, além de obras literárias e poéticas escritas em galego-português.
Pensando em alcançar um público diverso, a exposição também está aberta para escolas interessadas em agendar visitas ou integrar a programação de palestras e concertos. Para as unidades escolares interessadas, é preciso realizar o agendamento por meio da BPM pelo telefone (43) 3371-6500, no horário das 8h às 18h. Segundo a coordenadora de Atendimento, Programação e Extensão, Tatiane Batista dos Santos, o público em geral, a partir da mostra, poderá conhecer mais sobre a história de Afonso X e a sua importância para o âmbito cultural, literário, musical e histórico na era Medieval e para as gerações futuras. “A biblioteca é um espaço literário, cultural, informacional e educativo. Sendo assim, nossos eventos sempre visam trazer conteúdos relevantes para nossos leitores e frequentadores. Essa exposição tem o objetivo de trazer para os dias atuais os conhecimentos e conteúdos históricos que fizeram parte da história literária e cultural galego-portuguesa”, ressaltou.
A coordenadora ainda contou que, até o momento, seis escolas foram confirmadas para visitação da exposição e, também, para participação em palestras que fazem parte da programação. Além das escolas, também estão previstas visitas de alunos da UEL, do IFPR e de outras instituições parceiras. Para a primeira ação, nesta sexta (10) haverá o cerimonial de abertura às 19h, seguida por uma palestra, às 19h15 com a professora Valéria Gil Condé da Universidade de São Paulo (USP) com a temática “Afonso X: o rei, o sábio, o trovador”. A partir das 20h, o público poderá desfrutar da apresentação do “Concerto de Abertura: Alfonso X e as Cantigas Neuma Ensemble Universitário de Música Antiga”.
Programação:
Biblioteca Pública Municipal de Londrina Pedro Viriato Parigot de Souza
14 de maio
15h: Palestra Kelly Shimohiro e Dany Fran (Irmãs de Palavra) – A mulher na trova de Afonso X & a mulher na trova feminina contemporânea.
15 de maio
8h30: Palestra Profa. Dircel Aparecida Kailer (Letras UEL) O galego e o português brasileiro – variação e mudança linguística.
15h: Palestra com Profa. Mônica Selvatici (História UEL) – Afonso X e os judeus de seu tempo.
16 de maio
15h: Palestra Angelita Marques Visalli (HistóriaUEL) – As práticas do casamento e concubinato no período medieval: as experiências de Afonso X, rei de Castela.
22 de maio
9h: Palestra Profa. Telma Maciel (Letras/UEL) Das Cantigas ao Rap: cultura oral em língua portuguesa.
23 de maio
8h30: Contação de histórias Cantigas Marianas – Renata Suzue (Biblioteca Infantil).
9h30: Palestra Profa. Kateryna Hodik (National Academic of Science da Ucrânia – Profa. Visitante da UEL) – Ucrânia durante a Idade Média: estilos, temas, linguagem e textos.
Biblioteca Lupércio Luppi
12 de junho
9h30: Conferência-concerto Prof. Ronald Costa e Neuma Ensemble Universitário de Música Antiga – UEL / Casa de Cultura / Divisão de Música – Do n’ amor ao culto mariano de Afonso X.
13 de junho
9h30: Palestra Dr. Reinaldo Nishikawa (IFPR).
09h30: Entre o Sagrado e o Profano: as músicas medievais europeias no contexto histórico.
14 de junho
9h30: Scriptorium Alfonsí – Ocina de Neumas e Iluminuras com Ronald Costa (IFPR) e Guilherme Silveira (IFPR).
19 de junho
9h30: Palestra Profa. Telma Maciel (Letras/UEL) – Das Cantigas ao Rap: cultura oral em língua portuguesa.
20 de junho
9h30: Contação de histórias Cantigas Marianas – Renata Suzue.