Em Londrina, Casa da Vila celebra o Dia do Quadrinho Nacional com atividades culturais
A apresentação do projeto será feita por Marcelo Pinhatari, dirigente da Casa da Vila, e pelo quadrinista Eloyr Pacheco. O objetivo é promover a criação, produção e edição de histórias em quadrinhos, com foco em pessoas que já tenham experiência em escrita e desenho

Em comemoração ao Dia do Quadrinho Nacional, nesta sexta-feira (30), a Vila Cultural Casa da Vila realiza programação especial às 19 horas. Durante o evento, haverá o lançamento do projeto “Casa dos Quadrinhos”, que prevê encontros dedicados à produção de HQs durante 2026. A programação será gratuita e aberta ao público, na sede da Casa da Vila, localizada na rua Uruguai, 1.856, Vila Brasil.
A apresentação do projeto será feita por Marcelo Pinhatari, dirigente da Casa da Vila, e pelo quadrinista Eloyr Pacheco. O objetivo é promover a criação, produção e edição de histórias em quadrinhos, com foco em pessoas que já tenham experiência em escrita e desenho. As inscrições serão abertas durante o evento, de forma presencial, e posteriormente poderão ser feitas de forma on-line. Ao todo, serão disponibilizadas 15 vagas para maiores de 14 anos, e haverá necessidade de envio de portfólio para avaliação.
Realizado por meio de oficinas, o “Casa dos Quadrinhos” será coordenado por Eloyr Pacheco. Durante as atividades, os participantes aprenderão sobre o mercado editorial, a história das Histórias em Quadrinhos no Brasil e no mundo, seus gêneros, estilos e elementos, além de desenvolverem habilidades de escrita de roteiros e criação de personagens. As aulas propõem diálogo diante de todas as etapas da produção e funcionarão como uma mentoria.
Como contou o idealizador do projeto, Eloyr Pacheco, a proposta surgiu diante de sua experiência com cursos de curta duração para diversas idades, quando buscou realizar um projeto com caráter mais profissionalizante. “Embora os resultados tenham sido sempre satisfatórios, eu busquei um projeto de longa duração onde eu pudesse aplicar um planejamento que fosse formativo. Com isso, eu poderei fazer um acompanhamento das HQs desde a sua criação até o fechamento de arquivo e encaminhamento para impressão. Meu objetivo principal é ter HQs de vários estilos e gêneros lançados em médio prazo”, ressaltou.
O Dia do Quadrinho Nacional é uma data dedicada à valorização da produção brasileira de histórias em quadrinhos, destacando a importância histórica do país na consolidação da linguagem. “É muito importante comemorar o Dia do Quadrinho Nacional, que destaca nossas produções, seus autores, o pioneirismo e o protagonismo mundial do nosso país. Vale lembrar que muitos quadrinhos criados e produzidos no Brasil são publicados em outros países”, complementou Pacheco.
Além da apresentação, haverá exposição de diversos quadrinistas no espaço. Entre os confirmados estão Gerson Leão com seu HQ “Ronin: Sangue e Fogo”, Poliana Santin com “Missão nas Estrelas: 01 A Ocupação” e Marcelo Galvan com “Londrinenses: Pés Vermelhos em Quadrinhos”. O cronograma de atividades do projeto ainda não foi divulgado, mas continua durante todo o ano de 2026. Para mais informações, há o perfil da Casa da Vila no Instagram, @casadavila.cultural. Este espaço recebe patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). Com informações do N.Com.

