Em Londrina, Centro de Convivência da Pessoa Idosa Oeste promove oficina de culinária italiana nessa sexta-feira
Podem participar do curso, que tem 20 vagas disponíveis, apenas pessoas idosas. Os interessados podem se inscrever pessoalmente no CCI Oeste ou pelo telefone (43) 3375-

O Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) da região oeste de Londrina, realiza nessa sexta-feira (23), às 14 horas, uma oficina de culinária de pratos ítalo-brasileiros. A aula será realizada no próprio CCI, na Rua Serra Pedra Selada, 111, Jardim Bandeirantes. Podem participar do curso, que tem 20 vagas disponíveis, apenas pessoas idosas. Os interessados podem se inscrever pessoalmente no CCI Oeste ou pelo telefone (43) 3375-0334. Como parte da programação do Projeto Troca de Saberes, a oficina do Módulo de Cultura Italiana busca ensinar a preparação de pratos típicos daquele país. A aula será ministrada pelas professoras do curso de Nutrição da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Jacqueline Danesio e Lívia Alves.
Nessa primeira aula, os participantes irão aprender a preparar uma autêntica pizza italiana, desde a massa até a finalização do prato. Para fazer a receita, os participantes deverão colaborar com os ingredientes. A lista dos itens necessários será informada no ato da inscrição. Além da oficina dessa sexta-feira (23), o projeto terá ainda outras duas aulas de culinária italiana durante o ano. Em 13 de junho, os participantes vão aprender a fazer um risoto e no dia 11 de julho será a vez do tradicional molho pesto.
A professora Jacqueline Danesio contou que o projeto se trata de um resgate da cultura italiana. “Ao longo das oficinas, nós vamos abordar aspectos de resgate da memória da cultura italiana. E como essa cultura foi importante para nós, brasileiros, para estar no dia a dia incorporando aspectos da alimentação italiana na alimentação brasileira”, ressaltou. Além da culinária, as oficinas do Troca de Saberes têm ainda como proposta ampliar o conhecimento dos participantes em relação à música, à dança e ao artesanato de outras culturas.
A secretária municipal do Idoso, Marisol Chiesa, explicou que o projeto busca ser um espaço de expressão e troca de conhecimentos. “Essa oficina é um momento de encontro, de escuta e de troca. Um espaço onde eles podem se expressar, compartilhar saberes e experiências acumuladas ao longo da vida. A interação tem um papel transformador, ajuda a combater o isolamento, resgata a autoestima e reforça o papel ativo que cada pessoa idosa tem na construção da nossa sociedade”, disse. Ainda em maio, a programação do projeto traz no dia 27, ás 14h, na UEL, um encontro sobre músicas italianas, em parceria com a Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI). No dia 3 de junho, ás 13h30, no CCI Oeste, será realizada a oficina “Tecendo os Fios da Memória Ítalo-Londrinense”. Com informações do N.Com.