Em Londrina, Centro de Oficinas para Mulheres abre inscrições para curso de Pavê na Lata Decorada
A atividade gratuita será realizada na próxima terça-feira (18), das 13h30 às 17h, na sede do Instituto de Desenvolvimento Social e de Formação e Qualificação Profissional de Londrina e Região (Instiemerc), localizado na Rua Alagoas,

Estão abertas as inscrições para o curso “Pavê na Lata Decorada – Produção e Técnicas de Venda do Produto”, ofertado pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), por meio do Centro de Oficinas para Mulheres (COM). A atividade gratuita será realizada na próxima terça-feira (18), das 13h30 às 17h, na sede do Instituto de Desenvolvimento Social e de Formação e Qualificação Profissional de Londrina e Região (Instiemerc), localizado na Rua Alagoas,193.
O curso será realizado por meio de uma parceria da SMPM com o Sindicato dos Empregados no Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios em Mercados, Minimercado, Supermercados e Hipermercados de Londrina (Siemerc). Ao todo, são ofertadas 10 vagas para mulheres com idade a partir de 18 anos e moradoras de Londrina. As inscrições devem ser feitas diretamente pelo COM, no número (43) 99945 – 0056.
Com o objetivo de capacitar mulheres para a produção artesanal de pavês em latas decoradas, agregando valor estético e comercial ao produto, a capacitação é ofertada anualmente, sempre próximo das datas festivas de final de ano. “Nós vamos aplicar as estratégias de vendas, que são as diferentes formas de decoração. Precisamos pensar de uma forma diferente do que o mercado já está acostumado. Esse preparo das latas natalinas é justamente uma novidade que a gente não vê no mercado atualmente”, explicou o diretor do Instiemerc e responsável por ministrar a atividade, Juliano Eduardo Moreira.
De acordo com a psicóloga da SMPM, Lisnéia Rampazzo, o curso é uma oportunidade financeira e, também, de inovar nas receitas para festas de fim de ano. “A manutenção da atividade no calendário anual do Centro de Oficinas para Mulheres é considerada essencial, já que o período festivo é especialmente lucrativo e favorece a comercialização de produtos artesanais. O curso também estimula a criatividade na cozinha, incentivando as participantes a reinventar receitas tradicionais e explorar novas combinações de sabores e apresentações”, disse.
A diretora do Instiemerc, Andréia Furtado Viana, reforçou como as atividades colaboraram na realidade das participantes. “O conhecimento é a única coisa que ninguém pode tirar de nós. Então, quando as mulheres buscam esse conhecimento elas aprendem algo novo que podem aplicar tanto na vida pessoal quanto na profissional. Muitas mulheres passaram por aqui, fizeram os cursos, empreenderam, venderam os produtos e utilizam aquilo que aprenderam para gerar renda para sustentar suas próprias famílias. É fundamental para nós que as mulheres tenham o conhecimento para ter autonomia financeira e o conhecimento para ser livre”, frisou. Com informações do N.Com.

