Em Londrina, Centro de Oficinas para Mulheres terá aulas de dança do ventre e pilates
Podem participar mulheres acima de 18 anos, residentes em Londrina, inclusive distritos. As aulas serão realizadas nas dependências do COM, localizado na Rua Valparaíso, esquina com a Avenida Higienópolis

Como parte da programação da campanha Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres de Londrina (SMPM), por meio do Centro de Oficinas para Mulheres (COM), irá oferecer um aulão de dança do ventre e duas aulas de pilates. As duas atividades são gratuitas e voltadas ao tema do cuidado com a saúde da mulher. Podem participar mulheres acima de 18 anos, residentes em Londrina, inclusive distritos. As aulas serão realizadas nas dependências do COM, localizado na Rua Valparaíso, esquina com a Avenida Higienópolis.
Com vagas limitadas a 15 alunas, o aulão de dança do ventre será realizado nesta quinta-feira (9), às 15h. As interessadas devem realizar sua pré-inscrição através do preenchimento do formulário on-line. O desenvolvimento da consciência corporal feminina será o foco do aulão, que irá concentrar movimentos, sobretudo, na parte superior do corpo: tórax, braços e mãos. “A dança do ventre, principalmente numa abordagem mais terapêutica, auxilia na autopercepção global do corpo. Quando começamos a focar movimentos em uma região do corpo, automaticamente começamos a prestar mais atenção nela”, explicou a instrutora de dança do ventre Paula Nur, voluntária responsável por conduzir a atividade.
Quanto ao pilates solo, a modalidade é oferecida regularmente pela SMPM via COM. As aulas são quinzenais e as interessadas em participar devem entrar em contato com o Centro de Oficinas pelo WhatsApp (43) 9945-0056. As aulas deste mês, que é voltado para a conscientização e valorização da saúde da mulher, tem como proposta o autocuidado e conscientização, unindo movimento, prevenção e acolhimento em um momento voltado à promoção da saúde. A atividade de pilates irá ocorrer nos dias 10 e 24 de outubro, às 15h.
“O Pilates ajuda a mulher a se conhecer melhor, perceber o próprio corpo, e se cuidar com mais consciência. Fortalece o corpo, previne dores e promove o equilíbrio físico e emocional, cuidando da saúde de forma completa”, ressaltaram as fisioterapeutas voluntárias do COM, Bruna Martins e Tawane Fortes, responsáveis pelas aulas. Em relação à campanha do Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em conjunto com a SMPM, irá oferecer diferentes atividades com o objetivo principal de promoção da saúde da mulher. “Queremos enfatizar a importância das mulheres escutarem seu próprio corpo, identificarem dores e sinais que precisam ter mais atenção e cuidado”, ressaltou a psicóloga da SMPM, Lisnéia Rampazzo. Com informações do N.Com.