Em Londrina, Cine Teatro Ouro Verde traz documentário sobre crise política no Congo, imperialismo e Jazz
Ao longo de 2h30, “Trilha Sonora Para um Golpe de Estado” aborda o processo de descolonização do Congo, com foco nos acontecimentos que culminaram no assassinato do primeiro-ministro, Patrice Lumumba, símbolo da luta anticolonialista, em

O documentário “Trilha Sonora Para um Golpe de Estado” (2024), do cineasta belga Johan Grimonprez, estreia no Cine Teatro Ouro Verde nesta segunda-feira (21). Vencedor do Prêmio Especial do Júri no Festival Sundance do ano passado e indicado ao Oscar de Melhor Documentário em 2025, a obra permanece em cartaz nesta terça e quarta-feira, sempre às 16h e às 19h30.
O entrelaçamento entre música, rebeldia, política e tensão social é o fio condutor da obra audiovisual, envolvente pela sua linguagem cinematográfica. Em cena, imagens de arquivo restauradas são a matéria-prima da narrativa de Grimonprez, exibindo registros de apresentações de Louis Armstrong, Dizzy Gillespie, Nina Simone, Miles Davis, John Coltrane, Duke Ellington e outros nomes do jazz norte-americano que serviram como embaixadores culturais para a África na década de 1960.
Ao longo de 2h30, “Trilha Sonora Para um Golpe de Estado” aborda o processo de descolonização do Congo, com foco nos acontecimentos que culminaram no assassinato do primeiro-ministro, Patrice Lumumba, símbolo da luta anticolonialista, em 1961. Em protesto, os músicos Abbey Lincoln e Max Roach invadem o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas. Ao mesmo tempo, Louis Armstrong é enviado para o país como uma cortina de fumaça dos planos norte-americanos de depor Patrice.
É a partir desse episódio, um bom representante das conexões entre imperialismo, capitalismo e jazz, que o diretor traz o panorama das artimanhas políticas que incendiaram o contexto internacional da época. Marcado pela Guerra Fria, pelo movimento de independência pan-africanista, pelas mudanças no quadro de poder das Nações Unidas e pelas lutas por direitos civis nos EUA, o século XX e suas revoluções são o mote para um documentário ávido em entender os dilemas de uma história em disputa.
Ingressos – Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Cine Teatro Universitário Ouro Verde (R. Maranhão, n°85, Centro – Londrina), 30 minutos antes de cada sessão. Durante as exibições, todos pagam meia-entrada, no valor de R$ 10,00. O pagamento deve ser feito em dinheiro, pois não são aceitos cartões. Com informações da UEL.