Em Londrina, Cinekombiclube abre inscrições para edição do “Laboratório de Criação Audiovisual”
As inscrições devem ser feitas por meio do formulário on-line até o dia 15 de maio e, no dia 17, a equipe responsável entrará em contato com os participantes selecionados para confirmar a aprovação

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Laboratório de Criação Audiovisual. Realizada pelo Cinekombiclube, a iniciativa será ministrada pelo produtor do projeto, o cineasta Thyago Bezerra, que também ficará responsável pela montagem do curta. As atividades acontecerão de 22 a 25 de maio, na Vila Cultural Casa da Vila (rua Uruguai, 1.656, Vila Brasil). Nos dias 22 e 23, as oficinas serão das 18h30 às 22h30, e nos dias 24 e 25, das 14h às 18h. As inscrições devem ser feitas por meio do formulário on-line até o dia 15 de maio e, no dia 17, a equipe responsável entrará em contato com os participantes selecionados para confirmar a aprovação.
O objetivo do laboratório é reunir pessoas para produzir um filme inspirado no cinema negro. Trata-se de uma vivência totalmente prática, com a realização coletiva de um curta-metragem durante quatro oficinas presenciais de quatro horas, além de encontros on-line de pós-produção ao longo do mês de junho. No primeiro dia, será feita a criação do roteiro; no segundo, a produção geral; e no terceiro e quarto dias, a captação de imagem e som. Serão disponibilizadas 15 vagas gratuitas, abertas a pessoas de todas as idades, profissões e níveis de experiência. Menores de 16 anos deverão estar acompanhados por um responsável. Além disso, 50% das vagas serão preferencialmente destinadas a pessoas indígenas, pardas e negras.
A primeira edição do laboratório, conduzida em 2024, resultou no curta “Não Estamos Sós”, premiado na categoria de Melhor Filme por Júri Popular e com menção honrosa pelo júri oficial no Festival Kinoarte de Cinema. “Ano passado, o resultado foi muito positivo. Nosso filme já foi selecionado para quatro festivais e exibido em cidades como Brasília e Belo Horizonte. Além disso, o processo de realização foi muito rico, e todos os participantes avaliaram a experiência de forma muito positiva”, afirmou o ministrante Thyago Bezerra.
O curta produzido deverá ser exibido a partir de setembro, integrando a programação da 3ª Mostra de Cinema Negro de Londrina, agendada para dezembro. O Laboratório de Criação Audiovisual conta com o patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). Com informações do N.Com.