A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) de Londrina finalizou a implantação de espaços exclusivos para motociclistas na avenida Duque de Caxias, no trecho compreendido entre as avenidas Juscelino Kubitschek (JK) e Inglaterra, divisa entre a área central e a região sul da cidade.
Conhecidos como bolsões, os lugares para motos consistem numa extensão de segurança de aproximadamente três metros, localizada entre a faixa de pedestres e a linha a partir da qual os veículos ficam posicionados quando o semáforo está fechado. A solução é utilizada em vários municípios do país com o objetivo de melhorar a segurança de motociclistas e condutores, sobretudo nos momentos de saída dos sinaleiros.
Boulevard Shopping sedia evento de cervejas artesanais e variações de churrasco
O gerente operacional de trânsito da CMTU, Laercio Voloch, explicou que a decisão pela ampliação da medida ocorreu mediante estudos técnicos de viabilidade, além de observações que indicaram melhora na fluidez e segurança do trânsito, evitando imprensaduras, batidas em retrovisores e outros conflitos em áreas que receberam a intervenção.
“Desde que os bolsões começaram a ser implementados em Londrina, percebemos melhoria no fluxo e segurança nesses locais. Separado de carros, ônibus e caminhões, quem está sobre duas rodas evita de ficar nos corredores e aguarda a abertura do sinal com menos riscos”, avaliou.
Com informações do N.Com.