Em Londrina, Cocriagro e UniFil realizam Smart Farm com inovações de startups nos dia 7 e 8 de novembro

Evento em Londrina vai reunir produtores, profissionais e estudantes para apresentar soluções tecnológicas desenvolvidas para frutas, verduras e hortaliças

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
As startups participantes fazem parte do ecossistema de inovação fomentado pela SRP, integrando programas da GO SRP e Cocriagro. Foto: Arquivo Pessoal

Londrina será palco de uma iniciativa inédita com a realização do Dia de Campo da Smart Farm Cocriagro/UniFil 2025, nos dias 7 e 8 de novembro, no Campus Palhano da universidade. Promovida pelo hub de inovação da Sociedade Rural do Paraná (SRP) e curso de Agronomia, a ação vai demonstrar a estudantes, profissionais e produtores da agricultura familiar várias aplicações práticas de tecnologias e soluções inovadoras no agro.

As startups participantes fazem parte do ecossistema de inovação fomentado pela SRP, integrando programas da GO SRP e Cocriagro. Foram escolhidas sete empresas para esse ciclo, que se estrutura em cinco etapas: seleção das startups, definição das culturas, implantação e acompanhamento dos protocolos tecnológicos, jornada de conhecimento com os alunos da UniFil e o Dia de Campo.

Tatiana Fiuza, diretora de Inovação da Sociedade Rural do Paraná, destaca que a Smart Farm representa um marco no setor do agro do Brasil. “Estamos proporcionando a oportunidade de ver tecnologias emergentes aplicadas diretamente no campo, lado a lado com produtores e estudantes. É uma experiência inédita para a agricultura familiar, que aproxima startups em diferentes estágios de desenvolvimento do ambiente produtivo real”, afirma.

O professor Fábio Suano de Souza, coordenador do curso de Agronomia da UniFil, acrescenta que a iniciativa contribui para consolidar Londrina como referência em inovação no agro. “A realização do projeto e dos eventos vinculados à Smart Farm movimenta o setor de olericultura e dá visibilidade para soluções tecnológicas. Assim fortalece a conexão entre universidade, empresas e comunidade” – declara.

As soluções das sete startups abrangem nanotecnologia aplicada a hortaliças e frutos (Nanogrow e CarbonNova), bioinsumos para potencializar o crescimento das plantas e retenção de umidade (Remush), fertilizantes minerais mistos para maior resistência e produtividade (QBN Tecnologia), recipientes biodegradáveis para mudas (Tubera), sistemas digitais de análise da pesquisa agrícola (Fitovision) e biotecnologia para recuperação de solos (Solusolo). O Dia de Campo da Smart Farm Cocriagro/UniFil 2025 tem acesso gratuito. Com informações da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9