Em Londrina, Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização comemora 32 anos de olho no futuro

O presidente Fabrício Bianchi, por sua vez, salientou que a missão da Companhia é árdua, mas que, com o apoio das diretorias e, principalmente, dos servidores, é possível entregar bons serviços para os londrinenses

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
O evento contou com o prefeito Tiago Amaral, o presidente Fabrício Bianchi, vereadores, deputados, secretários municipais, demais autoridades, imprensa e com diretores e boa parte dos colaboradores da empresa. Foto: Davi Mattos/CMTU

Na comemoração dos seus 32 anos, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) mostra que enxerga à frente e anuncia que quer antecipar o amanhã, e tratou de apresentar, nesta quinta-feira, um slogan que representa o que vem pela frente: “De olho no futuro.” A companhia lotou o auditório da universidade UniCesumar, na zona leste da cidade, para uma manhã de prestação de contas. O evento contou com o prefeito Tiago Amaral, o presidente Fabrício Bianchi, vereadores, deputados, secretários municipais, demais autoridades, imprensa e com diretores e boa parte dos colaboradores da empresa, que tem 300 funcionários. No roteiro, as ações, metas e projeções para o futuro. Mais de 200 pessoas, a maioria da sociedade civil organizada e representantes da comunidade, prestigiaram o ato.

No evento, Amaral, por exemplo, fez questão de ressaltar a nova visão em relação à CMTU, que, junto com a Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento (CTD) e Londrina Iluminação, formarão o tripé do processo de transformação tecnológica do município e contribuirão para um contexto nacional similar: “A única razão da nossa existência, como estrutura pública, é cuidar do cidadão londrinense”, disse o prefeito. Ainda em seu discurso, ele enfatizou também a dedicação dos servidores e funcionários da Companhia. “Nossa missão é cuidar e apoiar nossos servidores com estrutura e condições. Assim vocês poderão, da melhor forma possível, cuidar de Londrina. Reconheço a importância dos nossos servidores”, pontuou.

O presidente Fabrício Bianchi, por sua vez, salientou que a missão da Companhia é árdua, mas que, com o apoio das diretorias e, principalmente, dos servidores, é possível entregar bons serviços para os londrinenses. “Entendemos os desafios que a gente tem e as perspectivas de futuro”, resumiu, durante a sua fala. “Continuamos fazendo a análise de todos os contratos [são 80 documentos] para poder enxergar e executar cada ponto de melhoria que é necessária dentro da CMTU”. Ele também lembrou que, ao assumir a presidência, em janeiro, escolheu os melhores profissionais para as diretorias e que encontrou a casa com excelentes colaboradores: “Os servidores são os que fazem tudo acontecer”, disse.

Na solenidade, quem também enalteceu os funcionários da Companhia foi o presidente da Câmara Municipal, Emanoel Gomes. Em seu discurso, o vereador reconheceu que os funcionários “têm, sobre seus ombros, muita responsabilidade. O nosso patrimônio são vocês”. Para Gomes, a CMTU “é uma joia da nossa cidade muito importante que leva dignidade aos cidadãos”. O evento da CMTU também contou com a presença do deputado estadual e ex-vereador de Londrina Jairo Tamura. Ele destacou o trabalho relevante e disse que o londrinense tem muito a agradecer à CMTU pelo papel de zelar pela cidade. Ele também elogiou a gestão do prefeito Tiago Amaral, “que tem contribuído bastante com sua experiência política”.

Outro que prestigiou foi o deputado federal Luiz Carlos Hauly. O parlamentar enxerga os 32 anos da CMTU como “um sucesso”. Para Hauly, a Companhia londrinense é uma empresa moderna e contemporânea, sempre servindo, facilitando, sinalizando, dando segurança e até mesmo evitando desastres. “A CMTU é uma empresa pública muito dinâmica”, afirmou.

Presenças – Além do prefeito Tiago Amaral, presidente Fabrício Bianchi, deputados Luiz Carlos Hauly e Jairo Tamura, e do presidente da Câmara Emanoel Gomes, também prestigiaram a solenidade os vereadores Giovani Mattos e Sídnei Matias, representantes de outros vereadores, diversos secretários municipais, além de empresários, representantes da sociedade civil organizada e de trabalhadores, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Guarda Municipal, Detran, representantes do Ministério Público, de departamentos e instituições de ensino, representantes da Imprensa e de membros do conselho de administração, conselho fiscal e comitê de auditoria estatutária da CMTU, entre outros. Também marcaram ponto representantes dos parceiros da CMTU no evento, como o Banco Senff, Jet Brasil e a própria UniCesumar.

A CMTU – Maior estatal municipal do interior do Paraná e uma das maiores do Sul do país, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) foi criada em 27 de julho de 1993 (Governo de Luiz Eduardo Cheida) a partir do desmembramento da antiga Secretaria Municipal de Serviços Públicos, que funcionava no prédio da prefeitura. Com o tempo, a CMTU foi abarcando vários outros ofícios relevantes para a comunidade. Hoje, soma a gestão de 68 tipos de serviços públicos diferentes e administra 80 contratos, alguns extremamente relevantes, como os que estão vinculados ao transporte coletivo, à coleta de resíduos sólidos (lixo) e à modalidade do sistema viário de trânsito de Londrina.

Além dos serviços masters como trânsito, transporte e coleta de resíduos, a CMTU faz a gestão de todo o serviço de zeladoria da cidade, o que inclui, por óbvio, o mencionado serviço de coleta de lixo, mais capina e roçagem, coleta de recicláveis, varrição e lavagem de próprios municipais (calçadas públicas, praças e jardins), fiscalização de terrenos privados e outorgas de licenças para as atividades de ambulantes, táxis e transporte por aplicativos, entre outros. Há também o serviço de Bem-Estar Animal, que funciona desde 2024, mas que agora está virando uma diretoria importante na estrutura organizacional da companhia. Com informações do N.Com.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9