Em Londrina, complexo da Cidadania da Zona Sul recebe o Sarau da UDV nesta sexta-feira
O Complexo da Cidadania da Zona Sul “Adeilza Maria de Souza”, antiga Praça da Juventude da Zona Sul, irá sediar o evento, na Avenida Guilherme de Almeida. A abertura está marcada para às 14h, com apresentação do Coletivo UDV, da organização, e dos apoiadores

Nesta sexta-feira (24), será realizado o 1º Sarau da UDV, com o tema “Cultura é Direito!”. O evento literário é organizado pelo Coletivo UDV, em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura (SMC), por meio da Biblioteca Municipal “Eugênia Monfranati”, e o Núcleo de Direitos Humanos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). O Complexo da Cidadania da Zona Sul “Adeilza Maria de Souza”, antiga Praça da Juventude da Zona Sul, irá sediar o evento, na Avenida Guilherme de Almeida. A abertura está marcada para às 14h, com apresentação do Coletivo UDV, da organização, e dos apoiadores.
O rapper e escritor londrinense Menor NPR será o mediador. Em junho deste ano, o artista marcou presença na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, com o lançamento do seu primeiro livro “Poesia 043”. Para o rapper, é muito significativo que o sarau ocorra justamente em uma área periférica da cidade. “Mais importante do que a realização do evento, é a região em que estamos fazendo. Estamos trazendo para região sul, próximo aos bairros mais marginalizados, oferecendo arte e cultura para pessoas que não tem condições de ir aos eventos na região central da cidade”, ressaltou.
Segundo a bibliotecária Letícia Pires, da Biblioteca Eugênia Monfranati, o sarau é uma importante estratégia para que a biblioteca se torne um ponto de cultura para a população que ali reside. “Esse sarau é de extrema relevância para a comunidade da região sul, outras regiões da cidade já tem seu espaço cultural na cena londrinense bem consolidado. A biblioteca será a principal fonte de cultura para a população, por meio das parcerias e apoios integrando cultura, literatura e comunidade”, explicou.
O sarau é gratuito e aberto ao público em geral. Para esta primeira edição, está confirmada a presença de 80 estudantes, com idades entre 13 e 15 anos, do Colégio Estadual Professora Vani Ruiz Viessi. “É um público jovem de leitores em potencial, que poderão reconhecer a biblioteca como importante equipamento cultural da região sul”, comentou a bibliotecária sobre a presença dos estudantes no evento.
Após a abertura oficial e leitura de poesias do livro “Poesia 043”, haverá o lançamento do livro “Memórias de um MC”, do produtor cultural Valdir Sujjim. A equipe da Biblioteca da Zona Sul vai divulgar seus serviços e acervo, e o Coletivo Slam Blackout também fará apresentações. Além disso, o microfone estará aberto para que o público participe. O encerramento está marcado para às 17h.
Para o professor Roberth Tavanti, docente do curso de psicologia da PUC-Londrina e um dos idealizadores da ação, mais do que um sarau, o evento será um espaço livre para que o público presente possa se expressar. “A ideia é que a gente possa fortalecer as ações culturais voltadas para jovens do território. O sarau não é só de poesia e literatura, ele vai poder contar com expressões como música, teatro, performance, muito vinculado ao movimento hip-hop também, por conta das batalhas de rima”, ressaltou.
O evento literário conta com o apoio do programa de extensão Práxis Itinerante, da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e do Conselho Tutelar da Região Sul. Com informações do N.Com.

