Em Londrina, CRAS SUL A ganha nova sede na Avenida Guilherme de Almeida
O horário de funcionamento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Foto: Emerson Dias/N.Com

Mais um espaço público foi entregue para a região sul de Londrina, para melhor atender a comunidade do União da Vitória e bairros vizinhos. Na terça-feira (17), o prefeito Marcelo Belinati (PP) e a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Marçal Micali, inauguraram a nova sede própria do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) SUL A. Referência de atendimento para mais de seis mil famílias, o equivalente a cerca de 30 mil pessoas, o CRAS SUL A possui agora um prédio novo, confortável, mobiliado e equipado, na Avenida Guilherme de Almeida, 2.260.

Dentro de cada unidade do CRAS, as equipes são responsáveis por executar o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e, também, pela articulação com demais serviços socioassistenciais. O CRAS oferta diversas atividades aos moradores de sua área de abrangência, dentre elas, acolhida, oficinas com famílias, acompanhamento em grupo, atendimentos técnicos particularizados com assistentes sociais e psicólogos, ações comunitárias e encaminhamentos para outros serviços. E, ainda, operacionaliza programas, projetos e benefícios socioassistenciais de Proteção Social Básica.

No CRAS SUL A, atuam nove profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), entre técnicos de gestão pública, assistentes sociais e psicólogos. Esses profissionais atendem a população residente em 24 bairros, dentre eles Jardim União da Vitória, Ocupação Jardim Nova Esperança, Ocupação União, Jardim Cristal, Vila Monster, Conjunto Jamile Dequech e outros. O horário de funcionamento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

A nova sede do CRAS SUL A conta com amplos banheiros, inclusive dois exclusivos para pessoas com deficiência, estacionamento, recepção, cozinha e almoxarifado. Quatro salas serão destinadas aos atendimentos particularizados, com mais uma sala para atendimentos coletivos e outra para a equipe técnica. E o prédio antigo funcionará como anexo da nova sede, abrigando atividades em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, oficinas promovidas pelas equipes do CRAS e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e Cadastro Único. Para construção desse prédio, foram investidos R$ 1.156.101,14. A obra foi conduzida pela empresa vencedora da licitação, PGC Engenharia de Obras Ltda, em um prazo de 18 meses. Com informações do N.Com.