Nesta sexta-feira (08), a Diretoria de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) inicia o novo projeto de contação de histórias Contando e Cantando.
O primeiro encontro será realizado às 10h, na Biblioteca Padre Avelino de Carli – Biblioteca da Vila Nova – localizada na rua Purus, 45. As sessões são abertas ao público e realizadas em uma biblioteca municipal diferente em cada semana. A iniciativa é desenvolvida por meio de uma parceria entre a SMC e a escritora, professora e musicóloga Maria Paccelle, que vai mediar os encontros.
A história a ser contada é de autoria de Paccelle em colaboração com a professora pedagoga e psicopedagoga Kátia Costa. O livro se chama “Dobrando, contando e cantando” e é composto por contos poéticos, partituras de músicas, passo a passo de dobraduras de papel e artes visuais.
De acordo com Paccelle, o livro foi feito para o professor ter recurso didático na abordagem de temas voltados à arte e educação. “Mas os conteúdos também podem ser usados diretamente com as crianças, como é o caso das atividades nas bibliotecas municipais em Londrina”, contou.
Paccelle disse que ela e Costa estudaram juntas desde a infância. “São anos de amizade, ela se tornou uma grande especialista em origami e eu sou especialista em literatura infantil”, relatou. Assim, as duas decidiram unir suas áreas de trabalho e seus talentos para criar “Dobrando, contando e cantando”.
O projeto Contando e Cantando, conforme afirmou Paccelle, permite fazer com que as crianças tenham contato com a criadora da obra e possam tirar dúvidas sobre o livro. “Muitas crianças perguntam sobre como é ser um autor, muitas delas têm curiosidade sobre de onde vem a inspiração para as minhas histórias”, citou a escritora.
Depois da narração da história, as crianças terão um momento para produzir origami. Essa atividade faz parte do conteúdo do livro, em que o personagem principal é uma dobradura.
Com informações do N.Com.
Próximos encontros:
15/03 – 10h – Biblioteca Especializada Infantil (Praça 1° de Maio, 110, Centro)
22/03 – 10h – Biblioteca do CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados (Rua Ângelo Gaiotto, Jardim Santa Rita I)
29/03 – 10h – Biblioteca Eugênia Monfranati (Avenida Guilherme de Almeida, 2.260, Jardim Ouro Branco)