Em Londrina, espetáculo leva Dom Pedro I ao Teatro do Clubinho para contar sobre a Independência do Brasil
Em cena, Dom Pedro I recebe o público com uma linguagem lúdica das contações de histórias, animações de objetos, músicas, dança e interação com o público. Foto: Divulgação

O imperador do Brasil Dom Pedro I vai deixar as páginas do livro para tomar forma e se transformar num herói sem capa, mas com espada, que ri e brinca com o público ao contar um capítulo da História do país. O espetáculo “Dom Pedro I e o Sonho de Liberdade” está em cartaz no Teatro do Clubinho do Londrina Norte Shopping, no próximo domingo (01), às 16h, e na quinta-feira (05), às 19h, com ingressos gratuitos, mas limitados, que devem ser reservados no aplicativo do empreendimento. A apresentação é uma comemoração pelo Dia da Independência, celebrado em 7 de setembro.

“Esse espetáculo, na verdade era uma interação que eu fazia em algumas escolas, caracterizado como Dom Pedro I, conversando com as crianças, interagindo e contando a história da independência do Brasil. Era uma contação de histórias, uma performance”, conta o ator Emerson Betiati, que também assina o texto que se transformou num monólogo teatral. A apresentação já existe há dois anos e, agora ganhou até trilha sonora para ser apresentada nos palcos do Teatro do Clubinho.

Em cena, Dom Pedro I recebe o público com uma linguagem lúdica das contações de histórias, animações de objetos, músicas, dança e interação com o público, para contar as aventuras da corte portuguesa desde o descobrimento do Brasil até a Proclamação da Independência, fazendo com que esse capítulo da história brasileira se torne uma aventura divertida e educativa. “O imperador deixa de ser uma figura histórica estática, presa nas páginas dos livros para tornar-se um herói, sem capa, mas com espada, que ri e brinca, humanizando e criando uma identificação com o público”, ressalta Emerson.

Nicolas Guid assina a sonoplastia do espetáculo, que utiliza ainda as “joias imperiais”, as riquezas do Brasil colônia e vários outros objetos cênicos que surgem em cena e podem até ser manipulados pelas crianças. A produção é da EB Teatro e Eventos, uma companhia que existe há 32 anos em Ibiporã, tendo representado o Norte do Paraná em diversos festivais de teatro no Brasil e no Mercosul e possui mais de 50 premiações nacionais e internacionais. “Dom Pedro I e o Sonho de Liberdade” já foi apresentado em diversas outras cidades. Com informações da assessoria de imprensa.