Em Londrina, Frente Parlamentar busca apoio estadual e federal para melhorias na Estrada do Limoeiro
Durante a reunião, os vereadores apresentaram o projeto de alargamento de 2 km da estrada e destacaram a necessidade de ampliar as melhorias para toda a extensão da via, que tem 9,8 km. Segundo os parlamentares, a obra é uma demanda antiga da comunidade do Limoeiro

A Frente Parlamentar de Infraestrutura e Mobilidade das Estradas Rurais dos Distritos, Patrimônios e Vilas Rurais da Câmara Municipal de Londrina realizou, na segunda-feira (06), uma reunião no Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), em Curitiba, com o objetivo de buscar recursos e apoio técnico para obras de melhoria na Estrada do Limoeiro. Participaram do encontro a deputada federal Luísa Canziani (PSD), o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Márcio Nunes, e os vereadores Régis Choucino (PP), coordenador da Frente Parlamentar, Chavão (Republicanos) e Marinho (PL), que também integram o grupo.
Durante a reunião, os vereadores apresentaram o projeto de alargamento de 2 km da estrada e destacaram a necessidade de ampliar as melhorias para toda a extensão da via, que tem 9,8 km. Segundo os parlamentares, a obra é uma demanda antiga da comunidade do Limoeiro, reforçada em agosto deste ano, durante uma reunião pública na Capela Santo Antônio, organizada pelo Conselho da Estrada do Limoeiro. Na ocasião, os moradores apresentaram diversas reivindicações, entre elas, acostamentos, ciclovias, sinalização e pavimentação, e receberam o compromisso da Frente Parlamentar de buscar recursos junto aos governos estadual e federal.
“A Estrada do Limoeiro é muito importante para a nossa região. É uma estrada gastronômica por onde passam de 8 a 10 mil veículos por fim de semana. […] Existe um projeto aprovado, feito pelo Executivo, que abrange 2 quilômetros da Estrada do Limoeiro, que já poderia ser protocolado no Governo do Estado para se conseguir recursos. É isso que nós vamos discutir com o prefeito Tiago [Amaral], para que realmente esse projeto seja protocolado o mais rápido possível”, disse o vereador Régis Choucino, coordenador da frente parlamentar, durante a sessão plenária da última terça-feira (07) da Câmara de Londrina.
Durante o encontro, o secretário Márcio Nunes se comprometeu a avaliar possibilidades de investimento por meio de programas de infraestrutura rural do Estado. A Estrada do Limoeiro, oficialmente chamada de Major Achilles Pimpão, liga a zona leste de Londrina ao Rio Tibagi e é uma importante rota para produtores rurais e empreendimentos gastronômicos.
Frente Parlamentar – A Frente Parlamentar de Infraestrutura e Mobilidade das Estradas Rurais dos Distritos, Patrimônios e Vilas Rurais foi criada em fevereiro para acompanhar, propor e fiscalizar políticas públicas voltadas para a melhoria das estradas rurais do município, garantindo a infraestrutura adequada de pavimentação.
Londrina possui oito distritos, cinco patrimônios e três vilas rurais, totalizando 907 km de estradas rurais não pavimentadas. As estradas vicinais vem sofrendo com erosões e outros problemas, comprometendo o escoamento da produção agrícola e o deslocamento dos moradores, dificultando o acesso a serviços essenciais, como transporte escolar, saúde e segurança. Com informações da Câmara Municipal de Londrina.