Em Londrina, Hemocentro amplia parceria e precisa de mais sangue
A estimativa é de fornecimento de mais 250 a 500 hemocomponentes por mês, o que vai exigir o aumento da coleta de sangue em mais de 250 bolsas por mês

Desde o dia 15 deste mês, o Hemocentro Regional de Londrina, do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina (HU-UEL), fornece sangue e seus hemocomponentes para os pacientes SUS do Hospital Evangélico de Londrina. Os hemocomponentes são: glóbulos vermelhos, plasma, plaqueta e crioprecipitado, o que na prática quer dizer que uma doação de sangue pode salvar até quatro vidas.
A estimativa é de fornecimento de mais 250 a 500 hemocomponentes por mês, o que vai exigir o aumento da coleta de sangue em mais de 250 bolsas por mês. Com isso, o Hemocentro do HU-UEL passa a atender 23 hospitais da 17ª. Regional de Saúde do Paraná. Só em Londrina são atendidos o próprio HU, Instituto do Câncer de Londrina, Hospital da Zona Norte, Hospital da Zona Sul, Maternidade Municipal e, agora, o Hospital Evangélico.
No Paraná, segundo o coordenador do Hemocentro do HU da UEL, Fausto Trigo, além de Londrina mais três Hemocentros integram a Rede Hemepar, os de Guarapuava, Cascavel e Maringá, além do Hemocentro coordenador de Curitiba. A Rede Hemepar é subordinada à Secretaria de Estado da Saúde (SESA). A doação recebida no Hemocentro do HU atende exclusivamente aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), em que o paciente não paga nada pelo benefício, mesmo com doenças da coagulação e da hemoglobina e doenças congênitas (hereditárias).
“Os hemocentros são locais de doação de sangue para atendimento de pacientes do SUS, e têm toda a estrutura física, de laboratórios e de profissionais qualificados para oferecer um atendimento seguro”, ressalta Trigo. “O que precisamos agora é a população responder a mais essa demanda e colaborar com doação de sangue”, conclama.
Com informações da Assessoria de Imprensa.