Em Londrina, Kinoarte abre inscrições para oficina de crítica de cinema com Bruno Carmelo

As inscrições para a oficina “Introdução à Crítica de Cinema” são gratuitas e já estão disponíveis pela plataforma Sympla. O curso explora a linguagem cinematográfica, estilos, gêneros e a construção de argumentos persuasivos e sólidos em textos críticos

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
As oficinas são uma realização Kinoarte com produção da Leste e contam com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) via Programa Municipal de Incentivo à Cultura, o Promic. Foto: Reprodução/Pixabay

O crítico Bruno Carmelo apresenta a história e as ferramentas da crítica de cinema na penúltima Oficina Kinoarte de 2025. Os encontros serão on-line, entre os dias 13 e 16 de maio, das 19h às 22h, pela plataforma Zoom. As inscrições para a oficina “Introdução à Crítica de Cinema” são gratuitas e já estão disponíveis pela plataforma Sympla. O curso explora a linguagem cinematográfica, estilos, gêneros e a construção de argumentos persuasivos e sólidos em textos críticos. “Vamos discutir as diferentes maneiras de fazer uma crítica com exemplos práticos, analisando textos que apoiam ou atacam o mesmo filme para entender as perspectivas de cada profissional”, detalha o oficineiro.

Os participantes também vão assistir a curtas-metragens e realizar exercícios teóricos e práticos. A lista de filmes é variada e conta com drama clássico, animação, documentário e filme experimental. “Assim eles podem testar a capacidade de avaliar os estilos, gêneros e linguagens diferentes”, explica. Dono do Meio Amargo, canal no YouTube e site de cinema, Bruno Carmelo publica críticas, artigos e entrevistas. A última conversa foi com o diretor e elenco principal do longa-metragem ‘Homem com H’, cinebiografia de Ney Matogrosso. Carmelo também planeja apresentar técnicas para entrevistas com realizadores de cinema, o que pode interessar a profissionais e estudantes da comunicação.

Com mais de vinte anos de experiência em crítica de cinema, Bruno Carmelo é membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) e da FIPRESCI (Federação Internacional de Críticos de Cinema). Possui mestrado em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle e tem passagem por veículos como AdoroCinema, Papo de Cinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua (Revista Universitária do Audiovisual).

Oficinas Kinoarte 2025 – Ainda em maio, a cineasta e sonidista Bianca Martins vai ministrar a oficina Narrativas Sonoras, entre os dias 26 e 30. Martins vai explorar o departamento de som de produções audiovisuais, partindo dos conceitos básicos de captação de som até a criação de trilhas sonoras. As inscrições abrem dez dias antes das aulas começarem. Nos meses de fevereiro, março e abril, foram ministradas aulas de roteiro, direção criativa para documentários, cinema feito por mulheres, produção cultural, figurino para cinema e aspectos jurídicos no audiovisual.

Sobre o projeto – A Kinoarte promove oficinas teóricas e práticas desde 2005 por meio do projeto Oficinas Kinoarte e dentro da programação do Festival Kinoarte de Cinema. Vários profissionais da arte cinematográfica já foram convidados para lecionar nas oficinas, como Ruy Guerra, e Murilo Hauser, roteirista premiado no Festival de Veneza por seu trabalho em “Ainda Estou Aqui”, que também levou o Oscar de Melhor Filme Internacional este ano.

As oficinas são uma realização Kinoarte com produção da Leste e contam com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) via Programa Municipal de Incentivo à Cultura, o Promic. Mais informações podem ser obtidas pelo site kinoarte.org/oficinas ou pelo perfil @kinoarte no Instagram. Com informações do N.Com.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9