Em Londrina, Mostra Cultural e Feira Black Empreendedorismo vão ao Jardim Bandeirantes neste sábado
Foto: Emerson Dias/NCom

Neste sábado (11), das 18h às 22h, haverá a 3ª Mostra Cultural e a 59ª Feira Black Empreendedorismo do Coletivo Black Divas. O evento será na Praça Luiz Dalaqua, localizado na avenida Serra da Esperança, 1181, Jardim Bandeirantes. A feira vai contar com 36 estandes de artesanato e comidas, como bolachas, pães artesanais, entre outros produtos. A mostra irá abrir com uma atividade voltada aos “crespinhos”, meninos e meninas com cabelos crespos, que começa mais cedo, às 17 horas. Nesta atividade, as crianças vão poder participar de uma oficina de slime com Jô Moreno. Os participantes vão aprender a fazer bonecos de cabelo crespo, enquanto aproveitam uma contação de história com pedagogos que trabalham com a temática de letramento racial.

Logo depois, começa o Bailinho Black Soul com o professor de dança Sassá. A programação inclui desfiles para os pequenos, com as modelos e professoras de passarela Edimara Alves e Alessandra Santos, além de uma atividade lúdica com as mães das crianças, realizada por integrantes da Comissão de Educação do Coletivo Black Divas. A coordenadora do Black Divas, Sandra Mara Aguillera, destacou sobre a importância de realizar a ação com as crianças. “Nós mostramos aos nossos crespinhos que eles são lindos, que seus cachinhos são lindos, que o black é a coroa que eles carregam da ancestralidade. Nas ações com os crespinhos buscamos transmitir segurança, referência, pertencimento. Se olharmos para a nossa geração, das coordenadoras e coordenadores do coletivo, não havia esse sentimento de pertencimento. Essas crianças valorizam muito mais hoje a sua estética, os traços que são lindos, o seu black maravilhoso, as trancinhas lindas. As crianças precisam ser respeitadas e elas sabem disso”, disse.

Aguilera continuou explicando que a Mostra Cultural evidencia questões pertinentes e muito importantes da cultura afro-brasileira. “Nessa edição da Mostra pautamos sobre a situação da mulher negra no Brasil, a resistência por reconhecimento, entre outros aspectos, com mini palestras, oficinas e mostras artísticas. Com ações como essa são construídas intervenções pedagógicas. Para isso, buscamos Nilma Lino, que nos fala sobre a identidade e cabelos crespos, a Fanon, que trata do racismo como fenômeno estruturante das sociedades modernas, e recorremos a Bell Hooks sobre a relação das pessoas negras com os cabelos crespos. E trabalhamos inserindo o lúdico, a roda de conversa”, finalizou. A 59ª Feira Black Empreendedorismo do Black Divas também vai contar com shows musicais e apresentações artístico-culturais das Black Singers, apresentação de balé da Escola de Dança Carol Aleixo, oficina Black Soul Movimento com o professor Sassá, apresentações de danças urbanas com os dançarinos Will Black e Shao.

Por fim, fechando o evento, show de música com o cantor de pagode Allan Oliveira. No sábado (11), também ocorrerá a classificatória do concurso Miss e Mister Beleza Negra. O concurso, que leva a assinatura de Edimara Alves e Alessandra Santos, será no dia 20 de julho e as inscrições são gratuitas. Com informações do N.Com.