Em Londrina, Mostra Grita celebra a palhaçaria feminina com programação totalmente criada por mulheres
A programação contempla não apenas o público adulto, mas abraça também as crianças, reconhecendo que a formação de uma nova geração de espectadores – e futuras artistas – começa cedo

Existe algo de revolucionário quando mulheres ocupam espaços masculinos e os transformam com sua sensibilidade e força. É exatamente isso que ocorre na 2ª edição da Mostra Grita – À Gosto das Palhaças, que promete movimentar o cenário cultural de Londrina entre 8 de agosto a 1º de setembro. O que torna esta mostra única vai além da qualidade artística dos espetáculos. Trata-se de um evento que nasce inteiramente de mãos femininas – da concepção à produção, da curadoria à execução. A Grita Cia. de Palhaças, formada pelas atrizes Aneliza Paiva, Juliana Galante e Mariana Ferrari, materializou um sonho de criar um espaço genuíno de visibilidade para o trabalho de mulheres na palhaçaria.
“Nós queremos que tenham mais palhaças e outros grupos de palhaçaria feminina, e para isso é preciso que as pessoas vejam, é preciso assistir, estudar, saber que existe”, explicam as organizadoras. A programação contempla não apenas o público adulto, mas abraça também as crianças, reconhecendo que a formação de uma nova geração de espectadores – e futuras artistas – começa cedo. Os espetáculos transitam entre o humor crítico e a poesia, entre a reflexão social e o puro deleite, sempre com o olhar sensível que caracteriza o trabalho dessas mulheres.
Agosto das mulheres – Entre os destaques estão apresentações do Circo di SóLadies | Nem SóLadies, de São Paulo, com os espetáculos “A História Não Contada das Músicas Infantis” e “Choque Rosa”. De Brasília, Ana Luiza Bellacosta apresenta “Madame Frôda in (quase) Concert”, e Silvia Leblon, também de São Paulo, oferece o espetáculo “Spirulina em SPATHÓDEA”.
“Essas artistas são conhecidas por seus trabalhos no Brasil todo, e conseguir trazê-las para Londrina em uma Mostra realizada e produzida por mulheres palhaças daqui era um sonho e agora uma conquista e tanto. Essa movimentação artística ajuda a visibilizar nosso trabalho enquanto grupo de palhaçaria feminina, mas enquanto classe artística também.”
Grita no palco – A Grita, anfitriã da mostra, apresenta três trabalhos próprios: “Ao Ponto”, “As Multidançarinas” e “Meta For Mosa”, além de levar às escolas municipais o espetáculo “Histórias sem pé nem cabeça, mas com coração” e conduzir a oficina “Palhaçaria na Infância”. Toda a programação será com contribuição no chapéu ou por meio da doação de um item de higiene feminino.
Oficinas para crianças e mulheres – O evento contará com duas oficinas gratuitas: Palhaçaria na Infância – ministrada pela Grita Cia. De Palhaças, fechada e direcionada para o público infantil da Escola Municipal Roberto Alves Lima Júnior.
Já a oficina “Rir Sem Oprimir – Introdução à Palhaçaria Feminista”, será conduzida pelo Circo di Sóladies I Nem Sóladies, e é direcionada exclusivamente para o público feminino (cis e trans), acima de 18 anos. A atividade é gratuita e será realizada no dia 8 de agosto na Vila Triolé, com a doação de um item de higiene feminino. A inscrição deve ser feita através da internet. Realizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), o evento tem a parceria da Secretaria Municipal de Cultura de Londrina e o apoio da Vila Cultural Triolé. Com informações do N.Com.
Programação:
Dia e horário: 08 de agosto, sexta-feira às 19h
Oficina: “Introdução à palhaçaria feminista” com Circo di SóLadies | Nem SóLadies (SP) – Acima de 18 anos
Local: Vila Triolé (Rua Etienne Lenoir, 155)
Dia e horário: 09 de agosto, sábado às 11h
Espetáculo: “A História Não Contada das Músicas Infantis” com Circo di SóLadies | Nem SóLadies (SP)
Local: Calçadão em frente ao Teatro Ouro Verde
Dia e horário: 10 de agosto, domingo às 19h
Espetáculo: “Choque Rosa” com Circo di SóLadies | Nem SóLadies (SP)
Local: Vila Triolé (Rua Etienne Lenoir, 155)
Dia e horário: 16 de agosto, sábado às 19h
Espetáculo: “Ao Ponto” com Grita Cia de Palhaças
Local: Vila Triolé (Rua Etienne Lenoir, 155)
Dia e horário: 17 de agosto, domingo às 19h
Espetáculo: “Madame Frôda in (quase) Concert” com Ana Luiza Bellacosta (DF)
Local: Vila Triolé (Rua Etienne Lenoir, 155)
Dia e horário: 23 de agosto, sábado às 19h
Espetáculo: “As Multidançarinas” com Grita Cia de Palhaças
Local: Vila Triolé (Rua Etienne Lenoir, 155)
Dia e horário: 24 de agosto, domingo às 19h
Espetáculo: “Spirulina em SPATHÓDEA” com Silvia Leblon (SP)
Classificação: Livre – Indicado para adultos
Bate-papo: Processos de Criação com a atriz – Silvia Leblon (SP)
Local: Vila Triolé (Rua Etienne Lenoir, 155)
Dia e horário: 27 de agosto, quarta-feira no período da manhã
Espetáculo: “Histórias sem pé nem cabeça, mas com coração” com Grita Cia de Palhaças
Local: Apresentação fechada para o público da Escola Municipal Roberto Alves Lima Júnior (Av. Custódio Venâncio Ribeiro, 250 – Gleba Ribeirão Limeira)
Dia e horário: 27 de agosto, quarta-feira à tarde
Espetáculo: “Histórias sem pé nem cabeça, mas com coração” com Grita Cia de Palhaças
Local: Apresentação fechada para o público da Escola Municipal Roberto Alves Lima Júnior (Av. Custódio Venâncio Ribeiro, 250 – Gleba Ribeirão Limeira)