Em Londrina, oficina de Coro Cênico está com vagas abertas no CCI Leste
Além de trabalhar linguagens musicais e expressões corporais teatrais, a oficina trará aos participantes exercícios de técnica vocal, jogos teatrais e de corporalidade, visando um corpo que canta não só com a voz, mas com o corpo inteiro. Foto: Reprodução/Pixabay

Com ações relacionadas a técnicas vocais e de expressão corporal de forma prática e leve, o Centro de Convivência da Pessoa Idosa da Região Leste (CCI Leste) está com inscrições abertas para a participação de idosos na terceira edição da Oficina de Coro Cênico. As atividades são gratuitas e terão início na próxima quarta-feira, 5 de junho, às 8 horas (de Brasília), com duração total de três meses. Antes, na segunda-feira (27), será realizada às 14 horas (de Brasília), no CCI Norte, uma apresentação feita por idosos que participaram da Oficina de Coro Cênico nesta unidade nos últimos três meses. Para realizar a oficina, as inscrições deverão ser realizadas por meio do telefone (43) 3375-0307 ou presencialmente no CCI Leste. O público-alvo são pessoas acima dos 60 anos e as vagas são limitadas a um total de 40 pessoas.

Além de trabalhar linguagens musicais e expressões corporais teatrais, a oficina trará aos participantes exercícios de técnica vocal, jogos teatrais e de corporalidade, visando um corpo que canta não só com a voz, mas com o corpo inteiro. “As pessoas trabalham não só uma habilidade artística, mas também a soltura do corpo, a sua desinibição e aprimoram o canto através de uma performance expressiva”, comentou o coordenador e professor de música e teatro das oficinas dos Centros de Convivência da Pessoa Idosa, Paulo Victor Poloni. Segundo a pedagoga da Secretaria Municipal do Idoso e coordenadora do CCI Leste, Patricia Selvatici Preto, a ação também tem como foco trabalhar a socialização e promover um desenvolvimento saudável e ativo dos integrantes do centro de convivência.

“Esse projeto visa trazer para a comunidade londrinense práticas artísticas, criativas e prazerosas por meio da música”, completou. Além de Poloni, o violonista e músico Rodolfo Rainer estará acompanhando todo o período das oficinas no CCI. O repertório de músicas utilizadas permeia diversos nomes da Música Popular Brasileira, como Dominguinhos, Luiz Gonzaga e Gilberto Gil, resgatando gêneros da música caipira, samba, forró, entre outros. “Para nós é muito importante poder levar essa vivência expressiva e artística para esse público que muitas vezes não teve esse acesso”, salientou Poloni.

O projeto ocorre de maneira transversal com a Secretaria Municipal do Idoso, no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI); com a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, no Centro de Oficinas Para Mulheres (COM); e com a Secretaria Municipal de Assistência Social, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). As ministrantes no COM e no CRAS são as professoras das áreas de música e teatro Gabriela Catai e Natália Lepri. A Oficina de Coro Cênico é um projeto patrocinado pela Prefeitura de Londrina, por meio de recursos do Programa de Incentivo à Cultura (Promic), pela Secretaria Municipal de Cultura

Demais atividades – Em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, na segunda-feira (27), às 14h, os idosos que participaram da Oficina de Coro Cênico do CCI Norte nos últimos três meses irão apresentar os conhecimentos e habilidades obtidas para o grupo de convivência do CCI Leste. Após o término da Oficina no espaço, o projeto será sediado na CCI Oeste. Em seguida, em parceria com a UTFPR, a programação inclui uma Oficina de Sustentabilidade no espaço, referente ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. Para abordar esta temática, os alunos da Comissão de Gestão de Resíduos Sólidos, supervisionados pela professora de engenharia ambiental da UTFPR, Tatiana Dal Bosco, prepararam um jogo educativo para envolver todos os idosos do Centro de Convivência Leste. Com informações do N.Com.