Em Londrina, palestrantes internacionais trazem experiências para fórum de gestão de resíduos sólidos
O fórum será nos dias 5 e 6 de novembro, das 8h às 18h, na Unicesumar (Av. Santa Mônica, 450), e está com inscrições abertas e gratuitas

Embora o 3º Fórum Norte Paranaense de Gestão de Resíduos Sólidos tenha se transformado neste ano no 1º Fórum Brasileiro sobre a temática, o evento em Londrina ganha caráter internacional e traz palestrantes com experiências de sucesso fora do Brasil. Entre eles, Paulo Praça, da Associação para a Gestão de Resíduos (ESGRA), de Lisboa, em Portugal; Hugo Pedrosa Latorre, da Environmental Protection Agency (Agência de Proteção Ambiental) da Suécia; e Hanna Zanatta, doutoranda na Divisão de Tecnologia e Gestão Ambiental da Universidade de Linköping, na Suécia. O fórum será nos dias 5 e 6 de novembro, das 8h às 18h, na Unicesumar (Av. Santa Mônica, 450), e está com inscrições abertas e gratuitas.
“É uma oportunidade muito boa podermos trazer palestrantes internacionais que compartilharão conosco suas pesquisas, seus estudos e suas experiências de sucesso em ações realizadas em diversos países. Assim, poderemos aprender com erros e acertos e implantar políticas que deram certo”, afirma Marcos Rodrigues, presidente da Associação Norte Paranaense dos Engenheiros Ambientais (ANPEA), realizadora do evento ao lado do CREA-PR, em parceria com o Sebrae-PR, com patrocínio do CONFEA e Mútua-PR e o apoio da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços e da Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais (APEAM).
Paulo Praça e Hugo Pedrosa Latorre participam da mesa-redonda de abertura sobre políticas públicas europeias e brasileiras em gestão de resíduos. Paulo é o presidente da Direção da ESGRA – Associação para a Gestão de Resíduos de Lisboa, Portugal. Já Hugo é o gerente de programa para o trabalho internacional da Agência Sueca de Proteção Ambiental em clima e recursos naturais, além de coordenador regional da EPA sueca para a América Latina, Oriente Médio e Norte da África.
Hanna Zanatta, doutoranda na Universidade de Linköping (Suécia), também integra o Biogas Solutions Research Center, um centro de pesquisa transdisciplinar que colabora com empresas e órgãos governamentais para apoiar a implementação de soluções eficientes no uso de recursos. A participação dela será na mesa-redonda “Transformando resíduos em recursos: tendências para gestão de resíduos sólidos e produção de energia nos municípios brasileiros”. Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/3-forum-norte-paranaense-em-gestao-de-residuos-solidos/3154085. Com informações da assessoria de imprensa.
Programação
5 de novembro – Quarta-feira
07h30 – Credenciamento
08h00 – Abertura oficial
08h15 – 10h15 – Mesa-redonda de abertura sobre políticas públicas europeias e brasileiras em gestão de resíduos (Governos da Suécia, Portugal e Brasil) com Paulo Praça (ESGRA), Sandra Lindblom (SWEPA) e Paulo Daroz (Agência Nacional de Águas), mediação de Marcos Rodrigues (ANPEA)
10h15 – 10h30 – Coffee break
10h30 – 12h30 – Mesa-redonda “Transformando resíduos em recursos: tendências para gestão de resíduos sólidos e produção de energia nos municípios brasileiros” com Alexandre Moriya (Associação Brasileira de Recuperação Energética), Hanna Zanatta (Universidade de Linkoping) e Thiago Olinda (Superintendência de Energia do Estado do Paraná), mediação de Isabella Yumi Mori (ANPEA).
12h30 – 13h30 – Almoço
13h30 – 14h30 – Mesa-redonda “Painel sobre fiscalização integrada” com Daniel Pedro Lourenço (Procurador-Chefe do MPPR), Helder Rafael Nocko (Diretor do CREA-PR) e Felipe Coimbra (Observatório de Resíduos NINTER-UEL), mediação de Renato Sant’Anna (Promotor de Justiça, GAEMA Londrina).
14h30 – 15h30 – Palestra “Panorama Brasileiro na Economia Circular (Instituto Brasileiro de Gestão de Resíduos)” com Fabrício Soler (IBGR).
15h30 – Coffee break
15h45 – 16h45 – Palestra “Histórico da evolução Sueca na Gestão de Resíduos” com Sandra Lindblom (SWEPA).
16h45 – 18h00 – Mesa-redonda “Contribuições do setor privado para a promoção da Economia Circular” com Johvanny Lourenço (Itaipu Parque Tec – Reciclamais), Letícia Nocko (ABREMA) e Luciano Dallabrida (RDP), mediação de Veronica Fiorese de Lima (IAT).
6 de novembro – Quinta-feira
07h30 – Credenciamento
08h00 – 09h00 – Palestra “Contexto Português para o gerenciamento de resíduos urbanos” com Paulo Praça (ESGRA)
09h00 – 10h00 – Mesa-redonda “Como os ecossistemas de inovação podem contribuir com os municípios para melhorar a gestão de resíduos sólidos?”, com Tatiana Dal Bosco (UTFPR Londrina) e Alex Canziani (Secretário de Inovação e Inteligência Artificial do Paraná), mediação de Fabrício Bianchi (Presidente da CMTU).
10h00 – 10h15 – Coffee break
10h15 – 12h15 – Mesa-redonda “Financiamento no setor de resíduos: como acessar recursos públicos para municípios” com Eduardo Cardoso (BRDE) e Fernando Janini de Toledo (Caixa Econômica Federal), mediação de Marcos Rodrigues (ANPEA).
12h15 – 13h30 – Almoço
13h30 – 14h30 – Mesa-redonda “O papel dos estados brasileiros na gestão de resíduos sólidos e as PPPs” com Ruhan Charles da Silva Lima (TCE-MS), Renan Zakaluk (SEDEST) e Fabiano Ochmat (Diretor de Operações da Sanepar PPP), mediação de Rodrigo Becegato (SEIC).
14h30 – 15h30 – Mesa-redonda “Corredores azuis – como os resíduos sólidos podem se transformar em energia e promover a descarbonização?” com Marlon Esper Maues (Festranspar) e Cícero Bley (Especialista em Biogás), mediação de Monroe Olsen (Rede Nações e Mercado).
15h30 – 15h45 – Coffee break
15h45 – 16h45 – Apresentação do treinamento com as Cooperativas “O papel das cooperativas de reciclagem no avanço da Economia Circular” com Representante das Associações, Mariza Pissinati (SEMA Londrina) e Lilian Aligleri (UEL), mediação de Edson Massi (NINTER-UEL).
16h45 – 17h45 – Mesa-redonda “Estudos de caso de boas práticas em municípios do Paraná e do Brasil” com palestrantes de Cianorte e Florianópolis, mediação de Rafael Gama (ANPEA).
17h45 – Encerramento

