Em Londrina, Parque Arthur Thomas terá nova edição da ação “Um Dia no Parque” no dia 21 de julho
Entre as atividades que compõem a programação deste evento, a primeira do dia 21 de julho será a observação de aves, conduzida por integrantes da ONG MAE – Meio Ambiente Equilibrado. Foto: Emerson Dias/NCom

A Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) prepara a quarta edição do “Um Dia no Parque”, que será realizado no dia 21 de julho, um domingo, pela manhã e tarde. Este ano, o evento traz como tema “Natureza para todas as pessoas” e, seguindo esse mote, as atrações são gratuitas e abertas para um público diverso, oferecendo várias opções para que toda Londrina possa participar. Sediado no Parque Municipal Arthur Thomas, o “Um dia no Parque” é uma iniciativa proposta pela Coalizão Pró-UC (Unidades de Conservação da Natureza) que, além de Londrina, será replicada em dezenas de cidades brasileiras. A entrada do parque fica na rua da Natureza, 155, jardim Piza.

Entre as atividades que compõem a programação deste evento, a primeira do dia 21 de julho será a observação de aves, conduzida por integrantes da ONG MAE – Meio Ambiente Equilibrado. A entidade local atua com projetos ambientais e a valorização do patrimônio natural e, na ocasião, vai reunir entusiastas da natureza, fotógrafos amadores e famílias que desejam vivenciar um momento único de aprendizado e admiração pela biodiversidade local. Só em Londrina, são registradas mais de 300 espécies diferentes de aves, e cerca de 100 delas habitam o Parque Arthur Thomas. E nesse passeio, poderão ser vistas ou ouvidas dezenas dessas aves, incluindo o benedito-de-testa-amarela, a garça-moura, a juruva-verde e o jacuguaçu.

A observação começa às 7h, com orientações básicas para os presentes, e deve encerrar às 10h, após uma caminhada guiada no interior do parque com paradas estratégicas. Como as vagas são limitadas a 15 participantes, a inscrição é obrigatória. Outra ação que está com inscrições disponíveis é a oficina artística de monstros botânicos, que inicia às 15h. Voltada ao público infantil, essa atividade oferece 30 vagas, e o material utilizado será fornecido pela SEMA.

“Deixamos esse nome para despertar a curiosidade das crianças, pois eles vão produzir um desenho de monstro com colagem de elementos naturais. O objetivo é se divertir enquanto usa toda a criatividade para criar seu monstro, utilizando elementos naturais e observando cada um desses elementos”, adiantou a assessora de Educação Ambiental da Sema, Lidiane Damiani Isidoro, em entrevista ao N.Com. Além dessas atividades, o público que for até o Parque Arthur Thomas no dia 21 de julho também poderá se aventurar na trilha guiada para conhecer de perto a fauna e flora londrinense. Com duração estimada de uma hora, cada grupo terá como ponto de partida o Centro de Educação Ambiental, dentro do parque. O trajeto a ser percorrido é da Trilha do Tatu, que conta com 1.200 metros de extensão.

Entre as árvores que integram esse percurso estão Pau-Ferro, a Araucária, a Peroba-Rosa e o Pau-Jacaré, típicas da região, e o passeio inclui visita ao primeiro mirante da cachoeira. A trilha inicia às 14h e às 15h30, com um máximo de 40 vagas. Para participar, a inscrição prévia também é necessária. Para a tarde de domingo (21), a agenda do “Um Dia no Parque 2024” inclui, ainda, a apresentação do projeto “Histórias de palhaço”, estrelado pelo palhaço Arnica. Interpretado pelo artista Luís Henrique da Silva, o projeto tem patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), e a performance inicia às 14h.

Em seguida, às 15h, será aberto o espaço de leitura. Com livros infantis que abordam a temática ambiental, o intuito dessa atividade é oferecer um momento de relaxamento e incentivar a leitura. Ao longo de toda a tarde, das 14h às 17h, a professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL) Silvia Helena Sofia estará com alunos exibindo projeto sobre abelhas sem ferrão. Eles também vão explicar para o público sobre as diversas comunidades de abelhas e qual sua importância para o meio ambiente. Outra exposição disponível nesse horário é a de animais taxidermizados, promovida por equipe da 2ª companhia de Polícia Ambiental. Serão trazidos exemplares da fauna da Mata Atlântica, como a capivara, quati, macaco-prego, entre outros. Com informações do N.Com.