Em Londrina, prazo de credenciamento de entidades para assembleia do Compac vai até sexta-feira
Este processo é necessário para que cada entidade possa participar da assembleia pública que irá ocorrer no dia 14 de agosto, cuja finalidade é promover a seleção dos candidatos que passarão a compor o novo mandato do Compac para 2025-

Os grupos de movimentos populares e sociais organizados, associações de moradores, ONGs e outros órgãos ligados à defesa do patrimônio, interessados em indicar candidatos ao Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (Compac), tem até sexta-feira (08) para garantir o credenciamento. Este processo é necessário para que cada entidade possa participar da assembleia pública que irá ocorrer no dia 14 de agosto, cuja finalidade é promover a seleção dos candidatos que passarão a compor o novo mandato do Compac para 2025-2028. O encontro será na sede da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), às 19h.
Os representantes da sociedade civil precisam enviar histórico do movimento e declaração de interesse para o e-mail cultura.pahc@londrina.pr.gov.br, seguindo as regras estabelecidas pelo Comunicado n° 001/2025, publicado no Jornal Oficial do Município no dia 22 de julho. A indicação deve incluir o envio do currículo do candidato, demonstrando a sua atuação em defesa do Patrimônio Cultural Londrinense, para o mesmo e-mail. A fase de credenciamento foi aberta no dia 25 de julho, com ampla divulgação do Conselho nos canais oficiais da Prefeitura de Londrina e envio aos veículos de imprensa.
Além da ala de associações e movimentos organizados, o Compac também já havia enviado comunicado às entidades do poder público e sociedade civil que já possuem cadeiras no Conselho, para que encaminhassem os nomes de seus conselheiros. Essa participação inclui instituições como o Clube de Engenharia e Arquitetura (Ceal), Sinduscon Norte Paraná, Sindicato dos Corretores de Imóveis de Londrina (Sincil), Associação Comercial e Industrial (Acil), além das secretarias municipais de Obras e Pavimentação, do Meio Ambiente e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippul). O Compac tem quadro de até 15 titulares, seus respectivos suplentes e está construindo sua composição para os próximos quatro anos de mandato. Com informações do N.Com.