Um velhinho de barba branca e trajes vermelhos. A descrição pode indicar que seja a figura mais conhecida do Natal, o Papai Noel. Entretanto, há um personagem histórico anterior que até inspirou a criação do bom velhinho e a distribuição de presentes no Natal: São Nicolau de Mira, um bispo católico que viveu entre os séculos III e IV depois de Cristo na região da Turquia. A figura de São Nicolau está representada neste ano no presépio montado na entrada do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova, em Londrina.
“Neste ano, quisemos resgatar a história de São Nicolau, para que nossos fieis conheçam verdadeiramente a origem da distribuição de presentes. As pessoas chegam e até pensam que montamos um Papai Noel na entrada da Igreja, mas quando se aproximam, percebem que há uma descrição de quem foi São Nicolau”, explica o padre Rodolfo Trisltz, pároco e reitor do Santuário. A data em que se comemora o dia do santo é 6 de dezembro. Conhecido por sua generosidade, vindo de uma família abastada, foi ele quem iniciou a distribuição de presentes entre os pobres e crianças órfãs, com a herança de seus pais.
Algum tempo depois é que surgiu a narrativa do Papai Noel, cuja figura se assemelha muito com a do bispo São Nicolau: hoje com trajes vermelhos, que representavam as vestes episcopais, além de uma barba grande e branca. A semelhança inclui a distribuição de presentes. São Nicolau de Mira morreu no ano de 343 e foi canonizado pela Igreja Católica no ano de 1.087. O santo católico tornou-se o padroeiro dos pobres, dos órfãos e de algumas nações, como Grécia e Rússia. Com informações da assessoria de imprensa.
Programação Natalina Santuário:
02/12 – Maratona Flauta e Fole após a missa das 19h
07/12 – Coral da Acel após a missa das 18h30
08/12 – Orquestra Solistas após a missa das 18h30
14/12 – Grupo de Jovens após a missa das 18h30
21/12 – Folia de Reis após a missa das 18h30
22/12 – Bruno Bonafini após missa das 16h