Em Londrina, Programa de Economia Solidária lança coleção de Páscoa 2024 nesta quarta-feira
O evento terá início às 9 horas, no Centro Público de Economia Solidária Sandra Nishimura, localizado na avenida Rio de Janeiro, 1.278, no centro da cidade
Oferecendo aos londrinenses uma vasta série de produtos, que serão comercializados durante todo o mês de março, o Programa Municipal de Economia Solidária fará o lançamento de sua coleção de Páscoa nesta quarta-feira (13).
O evento terá início às 9 horas, no Centro Público de Economia Solidária Sandra Nishimura, localizado na avenida Rio de Janeiro, 1.278, no centro da cidade. Todo o público está convidado a participar deste momento, que contará com cerimônia de abertura e várias atrações. A programação inclui ação cultural e exibição de documentário, serviços, exposição e venda de produtos de decoração e itens de artesanato em geral, degustação e venda de chocolates, ovos de páscoa, ovos de colher, bombons e trufas.
Outras opções disponíveis são brinquedos, bonecos, acessórios, semijoias, lembranças e kits para presentes. A secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali, estará presente à abertura do lançamento, juntamente com outras autoridades locais, representantes de entidades da sociedade civil e servidores municipais.
No local, também estarão empreendimentos que prestam serviço de beleza feminina de manicure, pedicure, unhas e design de sobrancelhas. Em comemoração ao Mês da Mulher, serão atendidas clientes durante o evento. Cerca de 20 grupos atendidos pelo programa municipal participarão do lançamento de Páscoa, sendo que mais de 30 grupos, ao todo, comercializarão produtos diversos nesse período do ano, incluindo artesanato e costura, alimentos, prestação de serviços e agricultura.
Durante todo o mês de março, o Centro Público de Economia Solidária Sandra Regina Nishimura e a Casa Café e Arte terão empreendimentos comercializando a linha de produtos de Páscoa diariamente. Aos sábados, o Espaço Araucária – Inclusão e Arte fará a venda dos produtos de agricultura familiar das camponesas do Eli Vive, das 10h às 13h, por meio dos pedidos das sacolas camponesas.
Trata-se de mais uma opção ao consumidor solidário interessado em fazer suas encomendas. É possível acompanhar mais informações na página Ecosol Londrina no Instagram. Em períodos comemorativos como Páscoa, Dia das Mães e Natal há um incremento considerável nas vendas inseridas nessa política pública municipal em Londrina, chegando a aumentar em quase 50%, pelo menos, o quantitativo das vendas mensais regulares nos outros meses do ano.
Em março de 2023, por exemplo, as vendas no mês de lançamento de páscoa representaram aumento de 42% em relação à média mensal do ano. Em abril do mesmo ano, além das vendas no Centro Público de Economia Solidária, houve também ações de almoços especiais.
Isto representou um aumento de 142% na média mensal. Toda a renda obtida através da comercialização dos produtos é revertida 100% para os artesãos que integram os grupos solidários. O Programa Municipal de Economia Solidária é gerido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), por meio do seu Projeto de Inclusão Produtiva, em parceria com a Cáritas de Londrina.
Com informações do N.Com.