Oferecendo aos londrinenses uma vasta série de produtos, que serão comercializados durante todo o mês de março, o Programa Municipal de Economia Solidária fará o lançamento de sua coleção de Páscoa nesta quarta-feira (13).
O evento terá início às 9 horas, no Centro Público de Economia Solidária Sandra Nishimura, localizado na avenida Rio de Janeiro, 1.278, no centro da cidade. Todo o público está convidado a participar deste momento, que contará com cerimônia de abertura e várias atrações. A programação inclui ação cultural e exibição de documentário, serviços, exposição e venda de produtos de decoração e itens de artesanato em geral, degustação e venda de chocolates, ovos de páscoa, ovos de colher, bombons e trufas.
Outras opções disponíveis são brinquedos, bonecos, acessórios, semijoias, lembranças e kits para presentes. A secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali, estará presente à abertura do lançamento, juntamente com outras autoridades locais, representantes de entidades da sociedade civil e servidores municipais.
No local, também estarão empreendimentos que prestam serviço de beleza feminina de manicure, pedicure, unhas e design de sobrancelhas. Em comemoração ao Mês da Mulher, serão atendidas clientes durante o evento. Cerca de 20 grupos atendidos pelo programa municipal participarão do lançamento de Páscoa, sendo que mais de 30 grupos, ao todo, comercializarão produtos diversos nesse período do ano, incluindo artesanato e costura, alimentos, prestação de serviços e agricultura.
Durante todo o mês de março, o Centro Público de Economia Solidária Sandra Regina Nishimura e a Casa Café e Arte terão empreendimentos comercializando a linha de produtos de Páscoa diariamente. Aos sábados, o Espaço Araucária – Inclusão e Arte fará a venda dos produtos de agricultura familiar das camponesas do Eli Vive, das 10h às 13h, por meio dos pedidos das sacolas camponesas.
Trata-se de mais uma opção ao consumidor solidário interessado em fazer suas encomendas. É possível acompanhar mais informações na página Ecosol Londrina no Instagram. Em períodos comemorativos como Páscoa, Dia das Mães e Natal há um incremento considerável nas vendas inseridas nessa política pública municipal em Londrina, chegando a aumentar em quase 50%, pelo menos, o quantitativo das vendas mensais regulares nos outros meses do ano.
Em março de 2023, por exemplo, as vendas no mês de lançamento de páscoa representaram aumento de 42% em relação à média mensal do ano. Em abril do mesmo ano, além das vendas no Centro Público de Economia Solidária, houve também ações de almoços especiais.
Isto representou um aumento de 142% na média mensal. Toda a renda obtida através da comercialização dos produtos é revertida 100% para os artesãos que integram os grupos solidários. O Programa Municipal de Economia Solidária é gerido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), por meio do seu Projeto de Inclusão Produtiva, em parceria com a Cáritas de Londrina.
Com informações do N.Com.