Artistas e grupos musicais de Londrina têm uma excelente oportunidade para divulgar seu trabalho.

A sessão Abdusom está com inscrições abertas para a produção e veiculação gratuita de vídeos de apresentação de bandas e músicos da cidade e região. O projeto é uma produção do Coletivo Espaço Nave, e é uma das iniciativas selecionadas pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC) para receber recursos financeiros do Governo Federal, por meio da Lei Paulo Gustavo.

As inscrições vão até o dia 26 de março. Para se candidatar, basta preencher e enviar o formulário que consta neste link – https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc3HZjCZ1Ju1weorrwlgVSG56xLFMFeJ0Gy7D7PvM40-r_AvQ/viewform.

As propostas podem ser individuais ou coletivas, e devem ser compostas por músicas autorais dos artistas. Os resultados da seleção serão divulgados via e-mail em 2 de abril. É importante destacar que o coletivo priorizará as inscrições de músicos de Londrina e região, mas a iniciativa também é aberta a artistas de outras cidades e estados. Nesses casos, porém, não serão cobertos os custos de viagens.

“Nós achamos oportuno que pessoas de outros lugares se inscrevam, para conhecermos o que está rolando por aí. Além de proporcionar o intercâmbio cultural, essa é uma oportunidade de convidar esses artistas para participar de outras ações da Espaço Nave, além do Abdusom”, conta Lara Moratto, uma das idealizadoras do coletivo. Este ano, a sessão selecionará, através do edital, quatro bandas ou músicos, que serão o tema de vídeos gravados e disponibilizados no canal do Youtube Espaço Nave.

O material será produzido em formato de live-sessions (sessões ao vivo), com a performance de três músicas autorais pelas bandas/artistas. Além da produção do material audiovisual, os artistas terão direito a uma sessão de fotos e ao lançamento de seus produtos por meio das redes sociais do projeto e no YouTube.

Todos os materiais produzidos serão entregues gratuitamente aos artistas, fazendo parte do portfólio dos escolhidos. Atualmente, o Abdusom já conta com 13 episódios gravados. Todas as gravações serão realizadas no Coletivo Espaço Nave, nos dias 21 de abril e 19 de maio, e poderão ser assistidas ao vivo e gratuitamente pelo público, mediante a retirada dos ingressos pela internet.

Os horários, locais e a forma de disponibilização dos ingressos ainda serão divulgados pelos perfis do coletivo nas redes sociais. Após a conclusão do projeto, os quatro episódios gravados na sessão Abdusom serão exibidos no Youtube e, posteriormente, na Concha Acústica de Londrina.

Todas as exibições serão gratuitas e contarão com o apoio do Cine Cequinha. O evento de lançamento oficial vai ser no segundo semestre de 2024, em data ainda a ser divulgada.

Com informações do N.Com.