Em Londrina, projeto Guarda Municipal Mirim completa nove anos com 1.700 alunos formados
Ação é desenvolvida pela Guarda Municipal, resultado de uma parceria de sucesso entre as secretarias municipais de Defesa Social e de Educação

A Secretaria de Defesa Social de Londrina, por meio da Guarda Municipal Escolar Comunitária, concluiu o ciclo de formaturas da 9ª edição do projeto social Guarda Municipal Mirim, que neste ano forneceu a certificação a 235 crianças. O projeto é desenvolvido para os alunos das turmas dos quartos anos das escolas municipais da cidade desde 2014.
Durante um período de quatro meses, em encontros semanais, os alunos receberam palestras sobre temas da atualidade como prevenção ao bullying, drogas, segurança no trânsito e perigos da internet, entre outros assuntos. As crianças também tiveram contato com a prática da “Ordem Unida”, que é utilizada para ensinar organização e incorporar a disciplina ao cotidiano dos alunos.
A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, avaliou positivamente o trabalho. “A nossa Guarda Municipal, que é tão importante para a cidade, veio reforçar o que as professoras maravilhosas falam todos os dias aos alunos. As crianças tiveram uma oportunidade incrível de aprender coisas que nunca vão esquecer. Graças a Deus, neste dia 29 de novembro, todos deram um passo muito importante para serem pessoas cada vez melhores. Quero agradecer muito ao coronel pela parceria de sempre da Guarda com a Educação”, reforçou.
O secretário municipal de Defesa Social, Coronel Pedro Ramos, destacou a importância desse cuidado com os futuros cidadãos. “De vez em quando, a gente precisa se olhar e se enxergar como criança para poder entendê-las e para poder ajudá-las. A nossa preocupação aqui é com a educação, naturalmente. A Guarda Municipal não faz esse projeto por obrigação, mas por entender que se a gente educar as pessoas, no melhor sentido do termo educação, nós vamos evitar lá na frente uma atuação da polícia, uma atuação da guarda. Se a gente educar uma criança, ela vai disseminar aquilo que aprendeu”, frisou.
Ao final de sua fala, Ramos deixou uma mensagem para os alunos. “Crianças, passem todos os ensinamentos que vocês aprenderam para os coleguinhas ao seu lado através do exemplo, sem a imposição”.
A Guarda Municipal Escolar Comunitária está realizando o planejamento para o ano de 2024 e pretende iniciar novos atendimentos por meio da iniciativa a partir do mês de fevereiro, após a finalização das tratativas com a Secretaria Municipal de Educação.
Com informações do N.Com.