Em Londrina, projeto Troca de Saberes realiza encerramento do módulo de cultura italiana
A programação do dia terá apresentações focadas no tema dessa edição, com participação aberta ao público de todas as idades, sem necessidade de inscrição prévia

O projeto Troca de Saberes, do Centro de Convivência da Pessoa Idosa da Região Oeste (CCI Oeste), conclui seu módulo de cultura italiana na quinta-feira (17) com uma confraternização de encerramento. O evento acontece a partir das 13h30, na sede do CCI Oeste, localizada na rua Serra Pedra Selada, 111, Jardim Bandeirantes. A programação do dia terá apresentações focadas no tema dessa edição, com participação aberta ao público de todas as idades, sem necessidade de inscrição prévia.
No cronograma, estão previstas aulas de dança italiana com as educadoras Vanuza Junco e Marilene Cesário, apresentação de canto com integrantes do CCI e de dança com o Grupo Viva Vida, de Assaí. Além disso, haverá uma roda de conversa em que cada participante poderá contar sua experiência durante o projeto, também avaliando como as oficinas e apresentações foram relevantes para o desenvolvimento e entretenimento do grupo.
A organização pede aos participantes para que, se possível, levem um prato a ser compartilhado, visando criar um momento de interação e troca. O Troca de Saberes é realizado pela Secretaria Municipal do Idoso (SMI), com o objetivo de ampliar o conhecimento da pessoa idosa sobre outras culturas por meio do contato com a culinária, eventos culturais, apresentações e oficinas. A secretária municipal do Idoso, Marisol Chiesa, reforçou o compromisso com o bem-estar da pessoa idosa, viabilizado por meio de atividades como essa.
“Esse módulo do Projeto Troca de Saberes foi mais uma oportunidade rica de encontros, aprendizados e valorização da sabedoria das pessoas idosas. A proposta do projeto é justamente essa: reconhecer os saberes construídos ao longo da vida e promover um espaço onde essas experiências possam ser compartilhadas”, declarou. Essa edição contou com parceiros como a Universidade Aberta a Terceira Idade (Unati), que é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Londrina (UEL), e a Associação dos Aposentados da Prefeitura de Londrina (AAPPML).
Durante a realização do projeto, os participantes puderam conhecer e apreciar mais da cultura italiana por meio de pratos como molho pesto e pizza, e também tiveram acesso a músicas e danças típicas. “As oficinas realizadas vão desde culinária, literatura, artesanato, dança, até outras linguagens culturais e oferecem uma programação diversificada, acessível e, em muitos momentos, intergeracional. Isso fortalece os laços sociais, o sentimento de pertencimento e a autoestima dos nossos idosos”, completou Chiesa. Com informações do N.Com.