Em Londrina, provas do concurso da UEL para docentes têm início na segunda-feira

O processo, que selecionará docentes para 102 vagas de 82 áreas do conhecimento, teve 2.144 candidatos inscritos. O salário para o cargo é de R$ 17,4 mil reais e o vínculo com a UEL será o do regime estatutário

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Das 102 vagas oferecidas, 86 são destinadas à ampla concorrência, outras 10 são reservadas para pretos e pardos e seis ofertadas para pessoas com deficiência. Foto: Divulgação/UEL

As provas do concurso público para provimento do cargo de Professor de Ensino Superior da Universidade Estadual de Londrina (UEL) iniciam-se na próxima segunda-feira (13). O processo, que selecionará docentes para 102 vagas de 82 áreas do conhecimento, teve 2.144 candidatos inscritos. O salário para o cargo é de R$ 17,4 mil reais e o vínculo com a UEL será o do regime estatutário.

As provas serão realizadas em dias diferentes, conforme a área/subárea de conhecimento do candidato, entre o período de 13 de outubro a 7 de novembro. Dependendo da área/subárea, haverá horários diferentes para o início das provas, por isso o candidato deve conferir a data e o horário da sua prova, o que pode ser feito nesta página. Também ali, são informados os nomes dos docentes que comporão as bancas examinadoras, além dos locais das provas, que serão divididos entre o Campus Universitário da UEL (Rodovia Celso Garcia Cid – PR 445 – Km 380) e o complexo Hospital Universitário (HU), localizado na Av. Robert Kock, 60 – Vila Operária.

A primeira etapa de avaliações será a prova escrita – de caráter eliminatório e classificatório – para todas as áreas/subáreas e que terá a duração máxima de quatro horas, divididas entre uma hora para consulta de material impresso ou manuscrito e três horas para a execução da prova propriamente dita. A etapa seguinte à da prova escrita é a leitura pública, quando o candidato lê a sua prova em público para que todos, inclusive os concorrentes, dela tenham conhecimento. As outras etapas serão constituídas de prova prática (quando for o caso), prova didática com arguição, defesa de memorial ou projeto ou portfólio (quando for o caso) e prova de títulos.

Na divulgação do resultado da prova escrita, as executoras do certame, a Pró-Reitoria de Recursos Humanos (PRORH) e a Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS), farão constar para os candidatos classificados a data, o horário e o local da prova didática com arguição, ou da prova prática, quando for o caso.

A seleção dos candidatos será feita por bancas examinadoras, constituídas por docentes – entre titulares e suplentes – de reconhecida qualificação nos campos de conhecimento compreendidos ou em áreas afins, com titulação igual ou superior ao cargo a ser provido. Haverá 246 docentes envolvidos na composição das bancas como titulares e destes 178 são membros externos vindos de diferentes universidades do Paraná e do Brasil. Das 82 áreas/subáreas do conhecimento, em 29 os titulares das bancas (três docentes) são constituídos de professores de fora da UEL.

Das 102 vagas oferecidas, 86 são destinadas à ampla concorrência, outras 10 são reservadas para pretos e pardos e seis ofertadas para pessoas com deficiência. O prazo de validade do concurso para a carreira docente é de dois anos, contados a partir da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

Para o Pró-Reitor da Pró-Reitoria de Recursos Humanos, Leandro Ricardo Altimari, o concurso traz uma grande expectativa, pois o último certame para docentes de carreira ocorreu há muito tempo. “Depois de dez anos, a Universidade está tendo a possibilidade de realizar um concurso público de docente. Então, por parte da instituição, da Comissão Especial do Concurso, dos servidores da PRORH, dos Centros de Estudo e Departamentos envolvidos nesse processo, foi feito o possível para oferecer um concurso de qualidade, um concurso que possibilite segurança naquilo que está sendo feito”, avalia.

Ainda segundo Leandro Altimari, a qualidade de todo o processo de seleção pode ser atestada na composição das bancas de avaliação. “Trouxemos os docentes mais qualificados para fazer parte desse processo de avaliação, na perspectiva de que, ao final do processo, nós possamos ter a satisfação de selecionar os melhores profissionais para a comporem o quadro da Universidade”, afirma Leandro Altimari.

O Pró-Reitor também recomenda que os candidatos cheguem aos locais de prova pelo menos uma hora antes do horário marcado para seu início para evitar imprevistos e o trânsito que normalmente é intenso entre as 8h e 9h por conta da chegada de estudantes, professores e funcionários para o trabalho. Quaisquer dúvidas que o candidato tiver no dia da prova poderão ser sanadas através dos telefones (43) 3371-4569 ou 3371-4302, da Divisão de Seleção e Avaliação de Docentes, da PRORH. Com informações da UEL.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9