Em Londrina, reunião esclarece normas e procedimentos sobre segurança ferroviária
Em Londrina, reunião esclarece normas e procedimentos sobre segurança ferroviária | © Prefeitura Municipal de Arapongas

Nesta quinta-feira (14), Londrina será palco de uma reunião de trabalho sobre segurança nas travessias de trem com a participação de representantes do Governo Federal e da concessionária Rumo. O encontro é voltado para prefeitos, vereadores e gestores de trânsito dos 73 municípios paranaenses que têm passagens em nível. A iniciativa é do deputado estadual Tiago Amaral (PSD), presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Paraná, como desdobramento da audiência pública realizada em junho, junto com a Comissão de Obras. O motivo é esclarecer a responsabilidade pela conservação das passagens em nível.

“Os prefeitos sempre questionam quem deve fazer esse trabalho, se é a Rumo, o município ou a União. Com a reunião, vamos oferecer os esclarecimentos necessários sobre normas e procedimentos”, pontuou Tiago Amaral.

O engenheiro Alex Trevizan, chefe de projetos na Secretaria Nacional de Transporte Ferroviário (SNTF), falará pelo Ministério dos Transportes. De acordo com ele, a reunião se conecta com um grande trabalho que tem sido feito para entender onde estão os pontos mais críticos. Os estudos levam em conta o volume de composições de trem e o movimento urbano, para elaborar um programa de segurança ferroviária.

O coordenador de Relações Institucionais e Governamentais da concessionária Rumo, Marcelo Fiedler, participou da audiência pública realizada em junho em Curitiba e estará presente na reunião com os municípios. Para o deputado estadual Tiago Amaral, a reunião é uma oportunidade para reduzir a ocorrência de acidentes.

“Colocando os municípios em contato direto com a Rumo e o Ministério dos Transportes, nós temos a chance de entender as responsabilidades e agir sempre em conjunto. O que nós queremos é garantir a segurança de toda a população e preservar vidas”, esclareceu.

Com informações da assessoria de imprensa.