Em Londrina, roda de conversa debate dependência emocional e relacionamentos abusivos
Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres de Londrina promove nesta quarta-feira (12), às 14 horas (de Brasília), uma roda de conversa sobre o tema “Dependência Emocional e Relacionamentos Abusivos”. Alusiva ao Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho, a atividade é gratuita e será realizada no Centro de Oficinas para as Mulheres (COM), que fica na rua Valparaíso, 189, Parque Guanabara. Podem participar mulheres com idade a partir de 18 anos que morem na área urbana e nos distritos rurais de Londrina, e as inscrições devem ser feitas através do número de WhatsApp (43) 99945-0056.

A mediadora da roda de conversa será a psicóloga e diretora de Empreendedorismo e Ações Educativas da SMPM, Lisnéia Rampazzo. Ela explica que a dependência emocional é um padrão de comportamento em que a pessoa requer atenção, aprovação e validação de outros indivíduos. Essa necessidade costuma se concentrar em um indivíduo específico, como um companheiro romântico. Conforme Rampazzo, a dependência emocional pode ser extremamente prejudicial, bem como um terreno propício para relacionamentos abusivos.

“A roda de conversa tem o intuito de refletir sobre esses comportamentos que podem causar muitos prejuízos tanto no campo pessoal quanto no profissional”, frisou em entrevista ao N.Com. Ainda segundo a psicóloga, alguns sintomas de dependência emocional são a baixa autoestima, medo da rejeição, necessidade de controle, ciúme e possessividade, dificuldade de tomar decisões e negação de problemas. Com informações do N.Com.