Por mais de 20 anos o Paraná teve 27 praças de pedágio no chamado Anel de Integração. Os contratos terminaram em 2021. E agora, com as futuras concessões serão 42 praças. Um dos conjuntos de cabine ficará em Jacarezinho, no Norte Pioneiro – que passará a ter duas praças bem próximas: uma será reativada na BR 369 (que dá acesso de Londrina ao interior paulista) e a nova ficará na BR 153 (que ligará cidades como Santo Antônio da Platina a divisa de São Paulo). Por essas e outras, o Ministério Público está cobrando explicações da ANTT (agência Nacional de Transportes Terrestres).
O secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, que está acompanhando a questão do pedágio na região, esteve ontem em Londrina a convite da Amepar (Associação dos Municípos do Médio Paranapanema). Na ocasição, Sandro Alex falou ao Jornalismo do Meio Dia Paraná, da RPC, sobre a viabilidade econômica dos pedágios em Jacarezinho, citou entraves do Contorno Leste e confirmou a duplicação da PR 445, em Londrina.