Em Londrina, Saúde recebe doação de bolsas térmicas para transporte e armazenamento de vacinas

Ao todo, são seis caixas térmicas no modelo Compact 60, com capacidade de armazenar até 60 doses de vacinas, e outras quatro do modelo Compact 90, que comportam até 90 doses

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Para garantir a utilização adequada desses dispositivos, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde também participou de capacitação presencial. O treinamento foi realizado quarta (4) e quinta-feira (5), na sede da empresa, localizada na Avenida Tiradentes, 4.455. Foto: Vivian Honorato/ SMS

A Prefeitura de Londrina recebeu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a doação de 10 bolsas térmicas exclusivas para transporte e armazenamento de vacinas. Os equipamentos são importados e comercializados pela empresa londrinense Indrel Scientific, com valor de mercado de R$ 36 mil, no total. Na quinta-feira (05), houve a entrega simbólica dos itens para a secretária municipal de Saúde, Vivian Feijó, pelo diretor comercial da Indrel Scientific, Marcelo Omodei Catarino.

Ao todo, são seis caixas térmicas no modelo Compact 60, com capacidade de armazenar até 60 doses de vacinas, e outras quatro do modelo Compact 90, que comportam até 90 doses. De acordo com o fabricante, os dois modelos possuem autonomia térmica entre 6 e 10 horas, e uma faixa de operação que varia de 2°C a 8°C. Portáteis e de fácil manuseio, essas caixas contam com tecnologia de isolamento térmico de alta performance, o que garante a segurança e eficiência na conservação de vacinas no transporte de curta e média duração.

Para garantir a utilização adequada desses dispositivos, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde também participou de capacitação presencial. O treinamento foi realizado quarta (4) e quinta-feira (5), na sede da empresa, localizada na Avenida Tiradentes, 4.455. Participaram da formação coordenadoras da Diretoria de Atenção Primária e da Diretoria de Vigilância em Saúde da SMS.

A doação desses dispositivos foi formalizada em termo pelo Município, e a entrega completa será realizada nos próximos dias. Na sequência, deve ser elaborado, por parte da SMS, um novo protocolo para padronizar a utilização das caixas térmicas. Segundo a secretária municipal de Saúde, Vivian Feijó, o desafio da vacinação tem se apresentado em diversas frentes, e a aproximação da sociedade civil organizada e dos entes públicos auxilia na busca por melhores indicadores vacinais na cidade. “Como a nossa vacinação tem sido extramuros, a Indrel se aproxima dos objetivos da SMS e nos presenteia com essa tecnologia, para que a gente possa levar as vacinas de forma segura e próxima da comunidade. Não tenho dúvida que esse incremento tecnológico vai facilitar o trabalho das equipes vacinadoras e, acima de tudo, oportunizar que a Secretaria esteja em vários locais ao mesmo tempo, mantendo a qualidade das vacinas a serem ofertadas”, frisou.

Fundada em Londrina no ano de 1966, a Indrel Scientific atua com produção local de refrigeradores e freezers científicos destinados para uso nas áreas médicas, laboratoriais e de pesquisa. De acordo com o diretor Marcelo José Omodei Catarino, a empresa tem um forte compromisso com a saúde pública e o bem-estar coletivo. Ele acrescentou que as bolsas térmicas vão possibilitar que as equipes da Saúde cheguem a localidades onde ainda não é possível levar um refrigerador científico para armazenar vacinas ou medicamentos.

“Como indústria especializada na preservação de insumos essenciais para a área da saúde, entendemos que é nosso dever colaborar com ações que fortalecem o sistema público, especialmente em nossa cidade. Essa doação é uma forma concreta de apoiar a gestão municipal, contribuindo para a conservação segura de vacinas e medicamentos que exigem controle rigoroso de temperatura para garantir sua eficácia”, disse o diretor comercial da Indrel Scientific.

A diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Fernanda Fabrin, detalhou que esses equipamentos agregam por proporcionar um sistema compacto, portátil e eficiente para manter a temperatura ideal dos termolábeis, mesmo em ambientes com acesso limitado, ou em deslocamentos, como na vacinação extramuros. “Hoje temos total segurança nas nossas atividades, aplicando vacinas com biossegurança com uso de caixas térmicas, fazendo o controle de temperatura. Seguimos o Procedimento Operacional Padrão, porém essa doação e inovação vem pra somar essas atividades externas”, acrescentou. Com informações do N.Com.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9