A Prefeitura de Londrina informou que Marcelo Baldassarre Cortez será o novo secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia (SMPOT), em substituição a Marcelo Canhada, que deixou o cargo na semana passada. Dessa forma, Cortez sai da presidência da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), que ele havia assumido em abril de 2018. O novo presidente da CMTU será anunciado nos próximos dias. Cortez é formado em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com pós-graduação pela Escola de Magistratura do Paraná e também em Gestão Pública pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Já exerceu o cargo de procurador jurídico da CMTU e do Município de Assaí. Na Companhia de Habitação de Londrina (Cohab-Ld), foi diretor administrativo/financeiro e presidente, e ainda foi presidente da Sercomtel. O novo secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia se disse muito honrado pelo convite e pela confiança depositados nele pelo prefeito. “É uma grande responsabilidade substituir o Canhada, que foi um grande secretário, e por quem tenho muita consideração. Conto com quase 20 anos de experiência na área pública, e vou utilizar esse conhecimento para gerenciar a Secretaria de Planejamento. Temos um quadro bom, de profissionais extremamente capacitados, e a meta é continuar proporcionando avanços para Londrina através do nosso trabalho”, afirmou em entrevista ao N.Com.
Balanço da gestão de Marcelo Canhada – O antigo secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, comentou sobre sua trajetória dentro da administração do prefeito Marcelo Belinati, onde atuou por quase oito anos, ocupando diferentes cargos de liderança. “Um dos grandes desafios da gestão, antes mesmo da posse oficial, era obter um diagnóstico aprofundado da Prefeitura, pensando no equilíbrio das contas públicas, que era uma prioridade, bem como a desburocratização. Nesse contexto, estive coordenando a comissão de transição e pudemos saber o que era necessário para iniciar os trabalhos da gestão. A revisão e atualização da Planta de Valores foi outro projeto muito desafiador, bem como o processo de estimular e valorizar os servidores municipais, ouvi-los, e tudo isso nos deu condições e conhecimento técnico suficiente para embasar a administração em vários momentos decisivos”, disse Canhada, que também havia ocupado, anteriormente, o cargo de secretário municipal de Governo.
De acordo com ele, a Prefeitura conseguiu aumentar significativamente o orçamento de secretarias de caráter social como saúde, educação, assistência social, idoso, políticas para as mulheres, entre outras. “Como sempre foi pilar na gestão Marcelo Belinati, tivemos um cuidado especial para com algumas pastas. Elevamos de forma considerável os investimentos nessas áreas, até em mais de 100% em valores reais para algumas secretarias. Uma das marcas da administração também foi essa, o que nos ajudou a alavancar a economia, gerar empregos e também melhorar muito a qualidade dos serviços prestados. Creio que fomos bem-sucedidos, devolvemos a autoestima ao londrinense, e fico feliz em poder ter contribuído e aprendido muito com isso tudo”, acrescentou.
Por fim, Canhada destacou que houve avanços grandes, ainda, na organização e eficiência interna das secretarias e órgãos municipais. “O diálogo sempre teve como tom o que era melhor para a cidade, e trabalhamos com foco no comum acordo. Essa atuação conjunta foi fundamental para a cidade crescer em diversas frentes, paralelamente. Também conseguimos muitas parcerias produtivas e importantíssimas com os governos estadual e federal, aproximando Londrina das esferas maiores, colocando a cidade em evidência. Assim, aprimoramos as tratativas com deputados, senadores, secretários, assessores, criando um ‘escritório’ de projetos, alcançando os objetivos em grande parte deles. Conseguimos convênios, parcerias, emendas parlamentares para incrementar receitas e investir na estrutura e qualidade de vida para Londrina. Encerro meu ciclo com a alegria de ter feito parte desse time”, concluiu. Com informações do N.Com.