Em Londrina, Secretaria de Fazenda retoma os serviços tributários on-line após atualização anual
Além do IPTU, o Sistema Tributário da Fazenda permite a qualquer pessoa a emissão de guias e boletos bancários, deste exercício e de anos anteriores, de serviços referentes a diferentes secretarias da Prefeitura. Foto: Vivian Honorato

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda (SMF), disponibilizou, na sexta-feira (10), aos munícipes, os serviços eletrônicos do Sistema Tributário do Município. Por esse sistema, o cidadão pode acessar, direto pela internet no Portal da Prefeitura, diferentes serviços, como a emissão do boleto do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Todos os anos, o sistema precisa ficar suspenso para receber atualização durante a transição do exercício fiscal da Prefeitura. Essa medida é necessária para que o ano financeiro anterior seja formalmente encerrado. Com a atualização finalizada na quinta-feira (09), o sistema está operando normalmente desde sexta-feira (10).

Além do IPTU, o Sistema Tributário da Fazenda permite a qualquer pessoa a emissão de guias e boletos bancários, deste exercício e de anos anteriores, de serviços referentes a diferentes secretarias da Prefeitura. O sistema possibilita o acesso aos parcelamentos de débitos municipais, certidões, alvarás e demais serviços ligados a tributos municipais, como o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS).

A diretora de arrecadação da Secretaria de Fazenda, Wanda Kono, informou que, mesmo com a volta do sistema, para requerer a isenção do IPTU é preciso aguardar a chegada do carnê. “Aproveitamos a volta do sistema para que reforçar que aqueles que querem solicitar a isenção de IPTU devem aguardar o recebimento do carnê físico, porque nele vai constar se a isenção já foi concedida ou não. Desta forma, somente as pessoas que ainda não têm a concessão da isenção devem providenciar os documentos e efetuar o protocolo com a solicitação”, explicou.

A diretora reforçou, ainda, que todos os serviços tributários estão disponíveis no sistema on-line, mas quem tiver necessidade de atendimento presencial basta fazer o agendamento prévio e comparecer à Praça de Atendimento. A Praça da Fazenda funciona no saguão térreo da Prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e dá suporte ao cidadão em diferentes procedimentos tributários da Prefeitura. Dúvidas e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (43) 3372-4424. Com informações do N.Com.