Em Londrina, Sema e projeto “Crescendo com Arte” fazem plantio de árvores com alunos da zona sul

Participaram dezenas de estudantes, de 9 a 12 anos, e a atividade integra as práticas que o “Crescendo com Arte” desenvolve semanalmente nesta escola. A iniciativa focou em despertar a consciência ambiental por meio de vivências lúdicas e educativas

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
As próprias crianças protagonizaram o momento do plantio na escola e participando ativamente da atividade. Foto: Sema/Divulgação

A Secretaria Municipal do Ambiente de Londrina (Sema) participou de um plantio de 73 árvores com estudantes da Escola Municipal Zumbi dos Palmares (Caic), na região sul de Londrina, em ação viabilizada em parceria com o projeto cultural “Crescendo com Arte”, na quarta-feira (30). O trabalho ocorreu na própria unidade escolar, localizada na rodovia João Alves da Rocha Loures, 3.655, Jardim União da Vitória. Participaram dezenas de estudantes, de 9 a 12 anos, e a atividade integra as práticas que o “Crescendo com Arte” desenvolve semanalmente nesta escola. A iniciativa de hoje focou em despertar a consciência ambiental por meio de vivências lúdicas e educativas. E o projeto, como um todo, é patrocinado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Secretaria Municipal de Cultura.

As próprias crianças protagonizaram o momento do plantio na escola, colocando as mãos na terra e participando ativamente, sob orientação da equipe da Assessoria de Educação Ambiental da Sema e do Viveiro Municipal, que levou as mudas ao local. “Além do impacto ambiental positivo, o momento também foi de reflexão, pertencimento e aprendizado sobre a importância da preservação da natureza”, frisou a assessora de Educação Ambiental da Sema, Lidiani Isidoro.

Com a ação, a área externa da Escola Municipal Zumbi dos Palmares ganhará mais vida, beleza e qualidade ambiental. Em diferentes pontos do local, foram plantadas as espécies ipê-branco, ipê-rosa e ipê-amarelo, oiti, pés de araçá, acerola e pitanga, além de grumixama, quaresmeira, escova de garrafa, alecrim-de-campinas e brinco de índio. “É uma grande alegria apoiar a iniciativa deste projeto que ocorre na escola e de envolver seus alunos no plantio de árvores. Nossa equipe do Viveiro Municipal forneceu as mudas e todo o suporte necessário para que essa ação se tornasse uma experiência incrível para os estudantes e professores”, frisou Isidoro.

Para o aluno Arthur, a atividade foi muito divertida e repleta de momentos alegres. “Gostei muito de plantar as árvores, mexer com terra e ajudar nas tarefas. Foi bem diferente e legal a aula de hoje”, relatou. Outra estudante, Emanuelly, reforçou o caráter leve da didática trabalhada. “Nós brincamos, aprendemos sobre natureza e árvores, cantamos músicas e fizemos atividades na terra. Adorei ter participado”, contou ela.

O coordenador artístico do projeto “Crescendo com Arte”, Rogério Francisco Costa, disse que a intenção é criar uma experiência de pertencimento e cuidado com o meio ambiente. “Pudemos trabalhar a consciência ambiental. Ali é um espaço muito bonito, com um potencial grande e área aberta ampla, mas hoje tem poucas árvores. Isso vai trazer agora mais sombra para favorecer outras atividades ao ar livre. Então, a ação vai ajudar muito na infraestrutura da escola e na integração da comunidade e alunos, proporcionando mais qualidade de vida”, afirmou ele, que também é ator e produtor cultural em Londrina

Costa informou que este trabalho, no âmbito da educação ambiental, ocorre pela primeira vez em conjunto com a Sema. “Essa experimentação serve para entendermos como fazer tal abordagem, e o suporte da Sema é de grande valia para termos um momento produtivo. A ideia é que as crianças possam dar nomes a essas árvores que passam a enriquecer a área de natureza da escola, ajudando ainda no crescimento e acompanhamento delas para que evoluam saudáveis. Essa é uma experiência prática em ecologia, mas também simbólica no campo da afetividade e do cuidado, de experiência coletiva harmônica com o meio ambiente”, acrescentou.

Crescendo com Arte – Este projeto-piloto, criado em 2025, atende inicialmente 60 crianças, com idade entre 9 e 12 anos, matriculadas na Escola Municipal Zumbi dos Palmares, oferecendo oficinas de teatro, música e literatura, entre outras. A iniciativa busca estimular a criatividade, valorizar talentos locais e proporcionar novas oportunidades educacionais e culturais aos alunos, muitos dos quais vivem em contextos de vulnerabilidade social. A iniciativa, que tem sua primeira edição transcorrendo entre fevereiro e dezembro de 2025, foi aprovada em edital e é patrocinada pela Prefeitura de Londrina, via Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

As oficinas são desenvolvidas, semanalmente, com encontros às quartas-feiras em contraturno escolar. A organização conta com partes artística, pedagógica, equipe de produção e ministrantes de oficinas. De acordo com o coordenador artístico Rogério Francisco Costa, o objetivo das oficinas, além de proporcionar aprendizado e vivência aos alunos, é gerar materiais que serão compartilhados no final do ano em formato de sarau. A previsão é que o evento conte com apresentações realizadas entre novembro e dezembro, com programação ainda a ser definida. Com informações do N.Com.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9