Em Londrina, Sema e projeto Ruar promovem doação de mudas e celebram a primavera neste domingo
A distribuição dá continuidade a uma iniciativa conjunta realizada no último dia 3 de setembro, quando 35 mudas foram plantadas na mesma praça, em uma ação que envolveu diretamente a comunidade local

Neste domingo (14), a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), em parceria com o projeto Ruar EcoArtivismo, promoverá a doação de 50 mudas de árvores nativas de Londrina. A ação será realizada na Praça Ângelo Kretã (Rua Gessi Eugênio da Silva, 920), durante a segunda edição do Quizomba RUAR EcoArtivismo, evento gratuito que irá celebrar a chegada da primavera e reforçar a educação ambiental, um dos pilares centrais do projeto.
Segundo a integrante da Assessoria de Educação Ambiental da Sema, Maitê Motta, o evento reforça o objetivo da parceria com o projeto. “Considero fundamental o diálogo entre os órgãos públicos e as mobilizações da sociedade civil. Essa ação desenvolvida em parceria com o evento Quizomba, uma iniciativa tão rica, diversa e comprometida com a sustentabilidade, só fortalece os serviços prestados pela Secretaria, ampliando o alcance das informações e facilitando o acesso da população às mudas, um direito de todo munícipe”, destacou.
A distribuição dá continuidade a uma iniciativa conjunta realizada no último dia 3 de setembro, quando 35 mudas foram plantadas na mesma praça, em uma ação que envolveu diretamente a comunidade local. Assim como naquela ocasião, as mudas disponibilizadas neste domingo são de espécies nativas da região, entre elas ipês, brinco-de-índio, samambaia, oiti, resedá, amora, pitanga, acerola, cereja e gabiroba.
O evento terá início às 16h, momento em que começará a distribuição das mudas. Os exemplares poderão ser escolhidos pela população por ordem de chegada. Além da distribuição, também haverá o plantio de 10 árvores no local pelo projeto Ruar. Segundo a bolsista do Ruar, Yasmin Moraes, a atividade busca fortalecer o vínculo entre meio ambiente e comunidade. “O objetivo da nossa ação é justamente trazer a consciência ambiental, especialmente para os moradores da região norte e da zona leste, que hoje são os nossos principais territórios de atuação. Queremos contribuir para o desenvolvimento da comunidade e, ao mesmo tempo, para o equilíbrio ambiental nesses locais”, afirmou.
Ela também destacou a recepção calorosa do público. “A população recebe muito bem as nossas ações, há sempre uma grande abertura. Essas iniciativas não resultam em mudanças imediatas, como uma árvore já crescida, mas, a longo prazo, representam um trabalho que será ainda mais bonito e transformador para todos”, completou. Com informações do N.Com.