Em Londrina, Sema promove trilha de férias gratuita para crianças no Parque Arthur Thomas
A participação é limitada para, no máximo, 45 pessoas por dia. Para facilitar a logística e o fluxo da programação, haverá divisão em três grupos com cores distintas indicando cada faixa etária: Amarelo (3 a 5 anos), Verde (6 a 8 anos) e Azul (9 a 12 anos)

Uma experiência enriquecedora, saudável e alegre em meio à natureza, com trilhas ao ar livre, oficina educativa e piquenique em família. Essa é a proposta da atividade “Aventuras na Natureza: Férias no Parque”, que oferta uma opção diferenciada e gratuita de passeio para crianças de 3 a 12 anos no Parque Arthur Thomas. O evento está agendado para os dias 21, 22 e 23 de janeiro, das 14h às 17h, e as inscrições foram abertas na quinta-feira (15), com prazo válido até o esgotamento das vagas.
A participação é limitada para, no máximo, 45 pessoas por dia. Para facilitar a logística e o fluxo da programação, haverá divisão em três grupos com cores distintas indicando cada faixa etária: Amarelo (3 a 5 anos), Verde (6 a 8 anos) e Azul (9 a 12 anos). O endereço do parque é rua da Natureza, 155, Jardim Piza, próximo à avenida Dez de Dezembro, na região sul. Caso um mesmo adulto responsável acompanhe mais de uma criança, todas deverão ser inscritas na mesma faixa etária.
Os interessados precisam fazer uma pré-inscrição por meio de formulário on-line, onde constam todas as informações e detalhes do cronograma. A confirmação será feita por mensagem de WhatsApp. Será obrigatória a presença da mãe, pai ou responsável pela criança durante todo o evento, sendo que cabe à Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) apenas conduzir os trabalhos tecnicamente e orientar o público presente.
O roteiro é fixo para todos os dias e inicia com a trilha guiada pelo parque, das 14h às 15h, quando as turmas percorrerão os caminhos das trilhas do Tatu, da Capivara e da Cuíca até chegarem na área da cachoeira onde fica o mirante para contemplar a natureza. Esse primeiro momento é o principal atrativo do passeio, pelo qual os visitantes conseguirão observar de perto os ambientes naturais, ver as várias espécies de árvores e animais. Um guia e um auxiliar ficarão destacados para orientar cada grupo, contando com apoio de duas estudantes do curso de Ciências Biológicas do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Além deles, servidores e estagiários da Assessoria de Educação Ambiental estarão presentes com apoio de servidora e estagiária da Gerência de Parques e Biodiversidade, ambos setores da Sema.
De acordo com a assessora de Educação Ambiental da Sema, Lidiani Isidoro, a trilha de férias no parque será um momento agradável de contato e conexão com a natureza, propiciando relaxamento e criação de memórias afetivas com este espaço. “Esta é uma atividade inédita articulada neste formato e beneficiará muitas famílias que estão com suas crianças em período de férias escolares. Os participantes terão a chance de ver tipos diferentes de árvores, algumas delas ameaçadas de extinção, como o Pau-Brasil. E também animais como macacos-prego, cutias, teiús e quatis”, adiantou.
Mais tarde, das 15h às 16h, os participantes terão a oportunidade de aproveitar uma oficina com elementos naturais, ocasião em que será produzido um desenho com lápis, giz ou outros itens. Por último, encerrando o “Aventura na Natureza”, as famílias terão um momento de lazer e descanso para fazer um piquenique ao ar livre, das 16h às 17h. As crianças também poderão brincar no novo parquinho infantil instalado após a revitalização do Parque Arthur Thomas. Sobre a organização da iniciativa, Isidoro contou que a ideia foi pensar em oferecer às famílias essa interação com o meio ambiente em uma área preservada, bonita e de grandes atrativos. “O número limitado de vagas é para que tenhamos realmente um atendimento mais personalizado e a ação ocorra com o melhor aproveitamento, acolhendo as dúvidas e ouvindo e conversando com os participantes”, frisou.
Dicas para um passeio seguro e agradável – A Sema faz algumas indicações aos usuários do parque que forem fazer a trilha guiada, pensando no conforto e bem-estar de cada um, e na qualidade e maior proveito do passeio. Vestir roupas leves, usar protetor solar e repelente, bem como vestir chapéu ou boné são formas de tornar tudo mais tranquilo e agradável. Também é indicado levar garrafinha de água própria, lanche e pano para o piquenique, além de saco ou sacola para descartar corretamente o lixo e contribuir com a boa manutenção do parque. Como no parque vivem animais silvestres, é importante que os visitantes levem embora o lixo oriundo do que for consumido no local. Isso porque os animais acabam procurando restos de lixo, quando há lixeiras perto, revirando-os em busca de alimento. Essa situação pode causar acidentes, doenças e alterar o comportamento dos bichos. Com informações do N.Com.

