Em Londrina, Temporada 2024 da Oficina de Choro de Londrina começa na próxima terça-feira

A organização da iniciativa frisa que o aluno deverá levar o instrumento que deseja aprender a tocar

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Em sua 4° edição, a oficina contará com professores específicos para cada categoria. Foto: Reprodução/Pixabay

A Oficina de Choro de Londrina tem o início da sua 4° temporada de atividades na próxima terça-feira (26). Com o intuito de promover a difusão e estudo do Choro em Londrina e região, as aulas serão realizadas nas dependências do Centro Cultural SETA, localizado na rua Guararapes, 579. Os encontros terão duração de março a dezembro deste ano, sempre às 19h, nas terças-feiras. As inscrições para participar da oficina são gratuitas e ainda estão abertas. Até o momento, o projeto já recebeu 420 inscritos. Para fazer parte da oficina, é necessário se inscrever por meio deste link – https://www.vakinha.com.br/vaquinha/oficina-de-choro-de-londrina.

A organização da iniciativa frisa que o aluno deverá levar o instrumento que deseja aprender a tocar. Em sua 4° edição, a oficina contará com professores específicos para cada categoria. Contemplando 6 modalidades de instrumentos, o professor Osório Perez ministrará a aula de violão, de seis e sete cordas; Guilherme Araújo Villela, com o bandolim e o cavaco; André Coudeiro, com diversos instrumentos de percussão, incluindo pandeiro, reco-reco, tamborim, surdo, caixeta, entre outros; Julio Erthal, com flauta e saxofone; Cícero Cordão, com trompete e instrumentos de metais; e Alexandre Garcia, mais conhecido como Arrigo Terra Celta, no comando da aula sobre a novidade desta edição, o acordeon.

As aulas de acordeon ocorrerão como uma oficina intensiva de três meses, divididas ao longo do ano. Para participar, é necessário se inscrever apenas uma vez. As datas e outras informações sobre o curso ainda serão divulgadas nas redes sociais do @clube.choro.londrina. A organização do tempo de aula será distribuída em duas etapas: das 19h às 21h os alunos terão a aula do instrumento escolhido com o professor. Já das 21h às 22h será feita a prática em conjunto com as outras modalidades, das músicas que forem estudadas. Em razão da quantidade crescente de alunos, foi necessária a alocação do projeto em outro espaço. Para ajudar com os custos de aluguel desse novo estabelecimento, o projeto criou uma ‘vaquinha’ em prol da continuação da Oficina de Choro.

O projeto permanece gratuito, mas a contribuição é livre e para todos que desejem ajudar a iniciativa. O projeto Oficina de Choro está em ativa em Londrina desde 2010, inspirado especialmente pela Escola Portátil de Música, do Rio de Janeiro. Em 2019, a oficina foi contemplada com o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), realizando desde então a instrumentalização do Choro na cidade. Segundo o coordenador do Clube de Choro de Londrina, Osório Perez, a oficina foi criada com o objetivo de estimular o estudo e a difusão do Choro em Londrina.

“Nosso objetivo é participar da dinâmica das rodas de Choro; apresentações; estimular o desejo de aprender e de se dedicar ao gênero, e vivenciar a terapia que é fazer música em conjunto”, ressaltou. Ao final do ano, após o término da oficina, os conteúdos aprendidos serão demonstrados em uma apresentação final. Como forma de contribuir com o aniversário de 90 anos da cidade de Londrina, a apresentação irá ocorrer no dia 10 de dezembro, quando Londrina completará 90 anos. Com informações do N.Com.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9