Em Londrina, Temporada 2024 da Oficina de Choro de Londrina começa na próxima terça-feira
Em sua 4° edição, a oficina contará com professores específicos para cada categoria. Foto: Reprodução/Pixabay

A Oficina de Choro de Londrina tem o início da sua 4° temporada de atividades na próxima terça-feira (26). Com o intuito de promover a difusão e estudo do Choro em Londrina e região, as aulas serão realizadas nas dependências do Centro Cultural SETA, localizado na rua Guararapes, 579. Os encontros terão duração de março a dezembro deste ano, sempre às 19h, nas terças-feiras. As inscrições para participar da oficina são gratuitas e ainda estão abertas. Até o momento, o projeto já recebeu 420 inscritos. Para fazer parte da oficina, é necessário se inscrever por meio deste link – https://www.vakinha.com.br/vaquinha/oficina-de-choro-de-londrina.

A organização da iniciativa frisa que o aluno deverá levar o instrumento que deseja aprender a tocar. Em sua 4° edição, a oficina contará com professores específicos para cada categoria. Contemplando 6 modalidades de instrumentos, o professor Osório Perez ministrará a aula de violão, de seis e sete cordas; Guilherme Araújo Villela, com o bandolim e o cavaco; André Coudeiro, com diversos instrumentos de percussão, incluindo pandeiro, reco-reco, tamborim, surdo, caixeta, entre outros; Julio Erthal, com flauta e saxofone; Cícero Cordão, com trompete e instrumentos de metais; e Alexandre Garcia, mais conhecido como Arrigo Terra Celta, no comando da aula sobre a novidade desta edição, o acordeon.

As aulas de acordeon ocorrerão como uma oficina intensiva de três meses, divididas ao longo do ano. Para participar, é necessário se inscrever apenas uma vez. As datas e outras informações sobre o curso ainda serão divulgadas nas redes sociais do @clube.choro.londrina. A organização do tempo de aula será distribuída em duas etapas: das 19h às 21h os alunos terão a aula do instrumento escolhido com o professor. Já das 21h às 22h será feita a prática em conjunto com as outras modalidades, das músicas que forem estudadas. Em razão da quantidade crescente de alunos, foi necessária a alocação do projeto em outro espaço. Para ajudar com os custos de aluguel desse novo estabelecimento, o projeto criou uma ‘vaquinha’ em prol da continuação da Oficina de Choro.

O projeto permanece gratuito, mas a contribuição é livre e para todos que desejem ajudar a iniciativa. O projeto Oficina de Choro está em ativa em Londrina desde 2010, inspirado especialmente pela Escola Portátil de Música, do Rio de Janeiro. Em 2019, a oficina foi contemplada com o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), realizando desde então a instrumentalização do Choro na cidade. Segundo o coordenador do Clube de Choro de Londrina, Osório Perez, a oficina foi criada com o objetivo de estimular o estudo e a difusão do Choro em Londrina.

“Nosso objetivo é participar da dinâmica das rodas de Choro; apresentações; estimular o desejo de aprender e de se dedicar ao gênero, e vivenciar a terapia que é fazer música em conjunto”, ressaltou. Ao final do ano, após o término da oficina, os conteúdos aprendidos serão demonstrados em uma apresentação final. Como forma de contribuir com o aniversário de 90 anos da cidade de Londrina, a apresentação irá ocorrer no dia 10 de dezembro, quando Londrina completará 90 anos. Com informações do N.Com.