Em Londrina, última turma do ofiCINE 2025 está com inscrições abertas
As inscrições devem ser realizadas por meio de formulário on-line, até o dia 20 de agosto. Podem participar pessoas com 16 anos ou mais, incluindo estudantes, artistas, educadores e interessados no universo do audiovisual. Não é necessário ter experiência prévia na área

A última turma para as Oficinas Itinerantes de Produção Cinematográfica – ofiCINE 2025 está com inscrições abertas. As oficinas serão realizadas no Centro Cultural Lupércio Luppi (Avenida Saul Elkind, 790), às segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h30 às 17h, com início no dia 27 de agosto. As inscrições devem ser realizadas por meio de formulário on-line, até o dia 20 de agosto. Podem participar pessoas com 16 anos ou mais, incluindo estudantes, artistas, educadores e interessados no universo do audiovisual. Não é necessário ter experiência prévia na área.
Ao todo, são oferecidas 15 vagas, com prioridade para moradores dos bairros próximos ao Aquiles Stenghel, de outras regiões periféricas de Londrina, dos distritos rurais, além de candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. O resultado da seleção será enviado no dia 21 de agosto, por e-mail e WhatsApp informados no formulário de inscrição. A iniciativa gratuita oferece a oportunidade para jovens e interessados em cinema experimentarem, na prática, as diversas etapas de produção audiovisual, fomentando o pensamento crítico e a expressão artística por meio do cinema, enriquecendo a cultura na cidade.
Durante o curso, os participantes terão contato com áreas como roteirização, som direto, direção de fotografia, arte, mixagem de som, direção e produção. E, ao final, gravação de um curta-metragem com direção coletiva, envolvendo os participantes em todas as etapas da produção. Ao final, os alunos que tiverem mais de 75% de presença e participarem de todas as atividades receberão certificado de conclusão.
A organizadora do curso, Victória Furtado, contou que este foi o primeiro ano da ofiCINE com duas turmas ao longo do ano. A primeira contou com oito participantes, e a segunda com outros 15. “Gostaria muito de continuar com o projeto no ano que vem. Esta última turma foi muito legal, os alunos se dedicaram bastante a tudo, desde as atividades em sala até o set de filmagem. O roteiro foi inteiramente escrito em conjunto com a turma, então eles participaram de todo o processo: desenvolvimento dos personagens, escolha dos atores e, por fim, o momento de ver as gravações”, detalhou.
Uma das participantes da ofiCINE, Giovana Dutra, cursa Cinema e Audiovisual. Ela estava à procura de oportunidades em Londrina para colocar em prática o que tem estudado na faculdade e, também, se aprofundar tecnicamente. “O curso me ajudou bastante a conhecer outras áreas além da direção geral. Aprendi sobre som, fotografia, montagem de cenário e participei mais ativamente da direção de arte, montando os figurinos de acordo com o que cada cena pedia”, lembrou.
A iniciativa é patrocinada pela Prefeitura de Londrina, através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Secretaria Municipal de Cultura. Com informações do N.Com.