Em Londrina, Vestibular UEL aprimora modelo de prova e registra abstenção de apenas 14,68%
O percentual representa uma queda considerável em relação ao concurso passado, quando o volume de ausentes chegou à marca de 20,6%, ou seja, 3.365 ausentes. Na comparação entre os dois últimos concursos, a redução chega perto da casa dos 25%

O primeiro dia do Vestibular UEL 2026 registrou uma abstenção de 14,68% em relação ao total de 17.296 inscritos, o que equivale a cerca de 2.539 candidatos que deixaram de fazer a Prova de Conhecimentos Gerais e a Prova de Redação, aplicadas neste domingo (26). O percentual representa uma queda considerável em relação ao concurso passado, quando o volume de ausentes chegou à marca de 20,6%, ou seja, 3.365 ausentes. Na comparação entre os dois últimos concursos, a redução chega perto da casa dos 25%.
Segundo a coordenadora da Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops), professora Sandra Garcia, a realização do Vestibular em datas que não coincidissem com feriados ou com outros grandes vestibulares do país, com exceção da Unicamp, possibilitou a redução da abstenção. “Além disso, estamos voltando a realizar o Vestibular em outubro, o que possibilita a divulgação dos resultados ainda neste ano”, complementa a professora.
Outro ponto que mereceu destaque na avaliação da coordenadora da Cops foi o alto número de candidatos que tiveram seus documentos perdidos. Segundo Sandra Garcia, a Central de Atendimento dos candidatos, responsável por auxiliá-los nesse tipo de situação, registrou apenas na manhã de domingo 61 casos de candidatos sem a documentação necessária para fazer as provas.
A Prova de Conhecimentos Gerais foi constituída de 60 questões de todo o conteúdo do Ensino Médio, distribuídas entre as seguintes disciplinas: Artes, Biologia, Filosofia, Sociologia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), Matemática e Química. O tema geral da prova foi “Fenômenos”, sejam eles sociais, culturais, ambientais, os quais foram abordados ao longo das questões. Pela primeira, a UEL cobrou um conteúdo relacionado a álbuns musicais, incluindo duas questões do célebre álbum da banda Titãs, “Cabeça Dinossauro”, lançado em 1986. A prova trouxe as canções “Homem Primata” e “Família” em conteúdos que exigiram conhecimentos sobre Língua Portuguesa e Sociologia.
Ainda neste domingo, outro desafio proposto aos candidatos foi a Prova de Redação, cujo tema foi “Viver o sonho do outro é sobreviver. Mas viver o próprio desejo é, enfim, existir”. Segundo Sandra Garcia, o estudante foi desafiado a refletir sobre os sonhos próprios e não os sonhos que sonham por eles e redigir um texto dissertativo argumentativo. O texto base foi “Quando o sonho não é seu: frustração de perseguir ideias alheias“, publicado pela Folha de Londrina. “Como sempre, a UEL traz temas que são relevantes, mas principalmente nesse momento em que a questão da ansiedade é muito debatida, acho que esse foi um bom tema e que os candidatos puderam desenvolver bem”, afirmou a coordenadora.
Iniciado no ano passado, esta é a segunda vez que o Vestibular da UEL é realizado no formato de fase única. Mas o diferencial deste ano é que a maioria dos cursos realiza a prova apenas no primeiro dia. O segundo dia é reservado apenas para os cursos mais concorridos, cujos candidatos fazem a Prova de Conhecimentos Específicos, com questões discursivas.
Olhar cuidadoso – A reitora da UEL, a professora Marta Favaro, comentou as mudanças: “Ainda estamos aprimorando esse novo formato. Foi uma solução que a Copese [Comissão Permanente de Seleção] encontrou, porque antes tínhamos muitos empates nos cursos mais concorridos. Acho que esse formato de fase única está agradando não só aos candidatos que vêm de fora de Londrina, como aos candidatos daqui. Vamos continuar tendo esse olhar cuidadoso e fazendo os aprimoramentos necessários para o nosso Vestibular”, afirma a reitora.
Ao ser questionada se o tempo chuvoso teria atrapalhado os candidatos neste primeiro dia de provas, a reitora foi otimista: “Acho que a chuva até colaborou. Uma chuva calma como essa deve estar servindo para que os candidatos fiquem mais tranquilos. Esperamos que todos tenham essa tranquilidade e façam as provas com sucesso e que sejam em breve os novos membros da nossa comunidade”, deseja Marta Favaro.
As provas deste primeiro dia do Vestibular 2026 – obrigatórias para todos os cursos – foram realizadas no Campus Universitário, em outras universidades e escolas públicas e privadas, além de unidades penais de Londrina, totalizando 48 locais de provas. Os candidatos tiveram cinco horas para realizarem as avaliações, incluídos nesse prazo o tempo para o preenchimento do Cartão-Resposta e da Folha Definitiva da Redação. Em disputa, estão 2.019 vagas, em 53 cursos de graduação ofertados pela UEL. O gabarito provisório da prova do primeiro dia do Vestibular será divulgado ainda neste domingo às 21 horas no site da Cops.
Nesta segunda-feira (27), o Vestibular terá sequência com a realização da Prova de Conhecimentos Específicos. Essa prova é restrita aos 12 cursos de maior concorrência, com base na média da relação candidato/vaga dos últimos três vestibulares da UEL. Nessa avaliação, haverá nove questões discursivas, distribuídas em duas disciplinas prioritárias indicadas pelos Colegiados de cada um dos cursos que farão esta etapa do certame, além de uma disciplina comum a todos os cursos, Sociologia. Os candidatos terão três horas para realizarem a Prova.
Neste segundo dia do Vestibular UEL 2026, os horários de abertura dos locais de prova (13h20) e de início das provas (14h) permanecem os mesmos, e a recomendação é que o candidato chegue ao local com antecedência de 1 hora para evitar imprevistos e especialmente um trânsito mais intenso no horário de início das provas. O local de prova será o mesmo do primeiro dia. Com informações da UEL.

