Em Londrina, VII Conferência Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação recebe inscrições até nesta quinta-feira
As inscrições poderão ser feitas através do formulário on-line ou do envio do ofício para o e-mail [email protected]. Foto: Reprodução/Pixabay

Estão abertas as inscrições para a VII Conferência Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Londrina, cujo tema é “A experiência do usuário na resolução dos problemas do cidadão”. Com duração prevista de duas horas, o evento será realizado no dia 5 de dezembro, a partir das 10h, dentro da programação do Festival Internacional de Inovação de Londrina (FIIL), promovido no Parque de Exposições Governador Ney Braga. Durante a conferência, serão nomeados os titulares e suplentes que vão integrar a composição do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI) para a Gestão 2025-2027.

Os interessados em participar do evento com direito a voz e voto, assim como os que desejam compor o CMTCI, deverão se inscrever até quinta-feira (21), encaminhando o ofício da instituição que representam. As vagas têm número limitado de acordo com o segmento a que correspondem, sendo estabelecidas pela Lei n.º 13.869/2024. As inscrições poderão ser feitas através do formulário on-line ou do envio do ofício para o e-mail [email protected]. No documento, é preciso informar os dados para contato com o titular e o suplente, indicando seus nomes completos, número de telefone/celular e e-mail, além de cópias dos documentos pessoais (RG e CPF ou CNH) dos dois.

Podem participar com voz e voto representantes das seguintes modalidades: membros da comunidade científica de Londrina; delegados das instituições representativas do setor produtivo, da classe trabalhadora e associações de desenvolvimento tecnológico com atuação em Londrina; e delegados do Poder Executivo Municipal. Poderão ainda se inscrever antecipadamente ou no próprio dia da conferência, como convidados e observadores, todos os interessados em participar do evento.

Além das nomeações para o CMCTI, a Conferência contará com uma palestra da secretária do Desenvolvimento Econômico do Recife, Joana Florêncio, responsável por um case de sucesso de digitalização de serviços públicos. Também haverá uma sessão com o designer brasileiro Jaakkoo Tammela, que já recebeu mais de 50 prêmios em experiência do usuário e inovação. Conforme o presidente do CMCTI e diretor de Ciência e Tecnologia da Codel, Arthur Piazza Bergamini, trata-se de uma oportunidade única para reunir lideranças, pesquisadores, empreendedores, estudantes e profissionais da área. “A conferência proporciona um ambiente propício para o debate, troca de experiências e construção de parcerias que impactem positivamente a prestação de serviços pelo Poder Público aos cidadãos londrinenses e o fortalecimento do Ecossistema de Inovação da cidade”, diz.

Bergamini acrescenta que a digitalização dos serviços públicos representa uma oportunidade de inclusão digital não só para a população em geral como também para os servidores públicos. “A integração entre secretarias e serviços, através da tecnologia, possibilita uma ação mais proativa e eficiente por parte da administração pública”, destaca. A VII Conferência Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação é uma realização da Prefeitura de Londrina, Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel) e Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI). Com informações do N.Com.